Google+ Followers

Google+ Followers

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

VEM AÍ O LOBO

Disse hoje a "SIC" , e eu ouvi (3) três vezes (3) , que este Senhor , Secretário de Estado da Defesa (diplomata de profissão e coleccionador de automóveis por hobby) teria afirmado que as Forças Armadas são representadas pelos seus Chefes militares e pela tutela, ou seja o MDN.

Bom. Mesmo eu , que neste País já acredito em tudo , confesso que me custa engulir esta! Não posso crer que o Senhor , apesar de todo o mal que nos anda a fazer , tenha dito tal barbaridade.

Mas para que fique bem claro , "a tutela" , como porventura o Senhor terá dito , NÃO nos representa. Nunca o fez nem , espero bem , apesar de acreditar em tudo , o fará.
Penso mesmo que será a última coisa em que vamos pactuar.
Mesmo o CEMGFA actual terá de concordar com isto

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

VEM AÍ O LOBO


O "Alerta" do General Loureiro dos Santos(lembro aqui que foi o único CEM que dignamente se demitiu) , no "Publico" de Sábado , foi comentado por várias pessoas , entre as quais os General Garcia Leandro(que já vem alertando faz tempo) , o Almirante Matias e o ex-director do DN, Sr. Bettencourt Resendes. Diz este Senhor , e bem , que o Governo deveria de dar mais atenção aos militares , de facto , mas se estes fizerem disparates terão de ser exemplarmente castigados.
E serão exemplarmente castigados por quem ? apetece perguntar.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

COISAS MÁS



Há aí um organismo institucional , agora chamado ERC , que não se sabe bem o que faz , mas que se calcula que ganha , e que é suposto ver televisão , á noite, mesmo no sofá de casa , como cada vez menos Portugueses pensantes.
Pois agora executou aquela hilariante e ridicula cena de cortar tempo ao Prof. Marcelo Rebelo de Sousa , ao Domingo na RTP , porque o Dr. António Vitorino não tinha o mesmo , na mesma RTP , na 2ª feira seguinte.
Mas a tal ERC , e o seu Presidente Azeredo Lopes , não devem ver a RTP à 4ª feira , porque se estivessem no sofá (e para isso é que são pagos) teriam de arranjar outro programa que fizesse o contraditório de Clara Ferreira Alves e Mário Soares .
Hoje , o Dr. Soares , parecia estar em plena campanha eleitoral, e em grande forma.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

ENGANEI-ME



É verdade. Tinha uma excelente impressão deste Senhor, e era dos poucos membros do PS que me parecia com um perfil de estadista.
Enganei-me. Esta teimosia teimosa no estatuto dos Açores , que não quer perceber nem , pelos vistos , discutir nem ouvir a voz da razão , não são de um Homem que é Presidente do Governo Regional e membro do Conselho de Estado , mas sim , certamente ainda , do Presidente da Assembleia de Freguesia da Fajã de Baixo que já foi. Mas mesmo que tivesse razão , que não tem (quanto a mim nada interessa , mas quanto a inumeros , senão quase todos , os comentadores e intervenientes na vox publica) haveria de perceber que a coisa não vale a guerra.
Este Senhor , reeleito com 49% dos votos de 47% de Açorianos , e que parecia ser um Homem sereno e ponderado , é o responsável por esta querela inútil mas perigosa , só porque quer também ser cavaleiro , ou pelo menos ter um cavalo.
Na proxima vez que se sentar em Belém , na cadeira de Conselheiro de Estado , vai aconselhar o Presidente a fazer o quê? Birras?

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

HONRA




O blog "Tu-Barão" indicou este vosso entretem de leitura como um dos merecedor do "Premio Dardos", de Jorge Ferreira.

Uma simpatica lembrança de um bom Amigo.

Aproveito também para mandar um enorme abraço ao Jorge

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

NO REINO de SEVERIANO



O militar que responder:

-Estou bem

Será punido com prisão , por MENTIR.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

O NOSSO CLUBE


Tenho saudades.....
...mas não é só do edificio!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

MANIF de Sábado





O Governo quiz tanto saber da manisfestação das Associações de militares no Rossio , como quiz saber da dos Alfaiates , dos lenhadores de Alvaiázere ou dos assadores do leitão da Bairrada.
Nenhuma destas classes , por agora , perturba, ou ameaça , mínimamente o Governo , e , à opinião pública o que chega é que o que elas querem é ser ouvidas , ter uma voz reinvindicativa , mesmo que inócua , ter assento protocolar , falar do lugar comum das carreiras e da , infeliz verdade , solução de continuidade no cuidado da saúde. E isso a opinião pública colhe favorável à governação e nunca contra , o que a põe , cada vez mais , distante de nós , os militares.
Não se fala do que se deve e espera , que é da nossa dignidade , da nossa independência institucional, do nosso sacrificio sem dividendo , da nossa abnegação sem estrema , da nossa coragem altruísta, da nossa dádiva permanente e da nossa interpretação dos valores da vida e da causa.
Não é no Rossio , nem em Grândola , se assim tivesse de ser outra vez , que a voz dos valores castrenses , que se podem e devem confundir com os da Pátria , tais os serviços prestados e pouco ou nada agora reconhecidos, deve ser ouvida.
Há sempre uma espada de um Chefe a poder ser depositada em Belém .
E se acreditamos ainda no Chefe , como eu , e em Belém , como eu também , resta esperar o momento.
Que não deve tardar.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

JÁ NAO HÁ CANTORES DA RESISTÊNCIA


Faz hoje 26 anos que ADRIANO partiu
"Não era só a voz, o som, a oitava
que ele queria sempre mais acima
nem sequer a palavra que nos dava
restituida ao tom de cada rima

Era a tristeza dentro da alegria
era um fundo de festa na amargura
e a quase insuportável nostalgia
que trazia por dentro da ternura.

O corpo grande e a alma de menino
trazia no olhar aquele assombro
de quem queria caber e não cabia.

Os pés fora do berço e do destino
alguém o viu partir de viola ao ombro.
Era Outubro em Avintes.E chovia."


Manuel Alegre , na sua morte em Avintes , Vila Nova de Gaia em 16-10-1982


quarta-feira, 15 de outubro de 2008

A BENÇÃO


Faz hoje 30 anos que foi eleito Santo Padre , uma benção reconhecida e admirada por toda a gente.
Uma Figura que se não pode esquecer.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

MANIF



Convidam aí os militares para irem ao Rossio dia 18.
À paisana , disfarçados de passeantes , a fumar o cigarrinho atrás da árvore.
Aceito a opinião de cada um , mas eu não vou.
Não vou estar fingindo que não estou.
Não vou fugir da SIC e tapar a cara.
Não vou fumar o cigarrinho atrás da árvore.
Quando fôr vou de corpo inteiro ,
vou de militar ,
vou fardado e , se fôr permitido , de espada , em grande uniforme.
E , quando chegar a altura , lá estarei

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

TAMBÉM FOI DOS NOSSOS


Há por aí tanta gente a escrever e publicar livros , livrelhos , livretes....
...e há por aí tanta gente a comprá-los , mesmo caros como são!!!!
Mas o "nosso" Jorge de Senna é que tem o seu fantástico "Fisico prodigioso" completamente esgotado , faz muito tempo e ninguém o reedita!!!!!!
Gostos......

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

SERÁ ASSIM?



Gosto , sempre gostei , desde antes da revolta , da sua poesia e , faz tempo , da sua prosa .
Li-a e , sobretudo, ouvi-a , pela voz do sempre lembrado Adriano, que a divulgou para além do sempre.
E ouvi Adriano , cantando Alegre , aqui e lá em África ,em baixo e alto som , sem nada nem ninguém me incomodar , sem me prenderem uns e outros me chamarem comunista. Não , ouvi calmo , ouvi bem , ouvi com gosto e gravei e também recordei , para ouvir agora , como faço amiúde .
E , se calhar , neste presente, faz falta ouvirem-se outra vez canções e poetas da nova resistência , trovas e baladas de noite triste. Talvez a "direita" não os tenha , ou , se os tem, eles não sintam o chamado, não percebam a insónia , não nos saibam cantar .
Alegre , na sua caminhada política , resumida , e se calhar suficiente, a uma estadia parlamentar de mandatos sem fim , vem dando alguns exemplos de coerência , outros de coragem , outros de seguimento , criando um estatuto muito próprio dentro da sua bancada , do seu Partido , da sua gente e , de muitos eleitores , milhares de milhares , pois foi , valentemente , à batalha, caseira e pública, e à contagem final da urna fatalista.
Não é própriamente o "Velho do rio" , mas tirou ao dr. Mário Soares o paternalismo exclusivo do conhecimento da liberdade e da democracia.
Conseguiu, sem dúvida e não sei se sem mácula , o Senado da República.
E , por isso , estranho os seus votos , e sobretudo as atitudes , últimas.
Será que um Rei de espadas da democracia vai a uma votação no seu grupo ( sobre a forma de actuar) , deixa contar os votos , perde , aceita e ...depois , no deslumbre do plenário e das televisões e da minoria crítica , que vale a maioria neste caso, vai contra o que aceitou , na democracia básica que defende , e constitui a sua razão política existencial?
Não percebo.
Mas já são dois , os pontos negativos que registo , em uma semana , sobre o Deputado Manuel Alegre .
E ao PS pergunto: Se não fosse a mediática figura , mas antes o Sr,Silva , deputado substituto em 5º lugar pelo Porto mas agora com assento na bancada, a fazer isto , o que lhe aconteceria? Ao Silva , o substituto 5?

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

2000

Já passa dos 2000 pacientes que quiseram visitar esta "Cacine".

Talvez agora valha a pena voltar ao post nº 1 e ver parte , ou o inicio da história deste "good ship".

Basta , ao lado direito do blog, clicar em "navios"


É fantastico.
Voltem sempre e tragam um amigo também.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

KOSOVO

Countryjacking

Hoje 7 de Novembro 2008, mais um dia triste para a diplomacia Portuguesa , mais um dia triste para Portugal.
Uma vez mais andamos atrelados e criamos um precedente que nos irá dar água pela barba , nomeadamente com a nossa vizinha e amiga Espanha.
Que tristeza!!!!
Portugal , País milenar e com imensa experiencia de soberania , apoia o "terrorismo" norte -americano de subsidiar uma independencia unilateral de parte de um estado soberano , só para preservar os seus interesses e conservar a sua base militar.
O Sr. Amado que não se esqueça do que fez e os deputados que participaram nesta afronta também não. É bom que se registem os nomes.
Confesso que me admira o voto do Sr. Manuel Alegre.Registo.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

CRISE?



É verdade , e parece preocupante.

1001 reuniões por dia.

Mas não vejo os bancos ( e afins) restringirem as suas constantes e escandalosas ofertas ao crédito fácil.
Não vejo um aviso aos consumidores para terem reservas e cuidado.
Não vejo um alerta para os tolos(porque o são , sem dúvida)não irem na conversa.
É fartar vilanagem. Gastar até dizer chega , com dinheiro dos bancos, ou de outros , claro.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

AGORA É QUE É


Lobo Antunes já está a caminho de Bruxelas , para a REPER .
Vaga assim o cargo de Sec.Estado Assuntos Europeus, que não pode deixar de ser preenchido(penso eu de que...).
Substituem só este ou vão mexer em mais?
Surprise....

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

SAUDADE


Saiu agora o livro , editado pela Família, 4 anos depois de nos deixar.
Conta , naturalmente , a sua vida de gestor , publico e privado , os seus momentos de familia e edita curtas mensagens de pessoas que tiveram a alegria de com ele trabalhar.
Que bom poder relembrar este bom e justo Homem , que foi meu Superior, anos e anos, e de quem guardo uma amizade , uma saudade , uma força muito grandes.
Até sempre, Dr.Leitão.