Carlos Pereira Marques é o novo representante permanente de Portugal junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e irá apresentar as cartas credenciais ao secretário-executivo.
O primeiro representante permanente de Portugal na CPLP foi o embaixador António Russo Dias, entre 2009 e 2012, seguindo-se a embaixadora Maria Clara Borja de Freitas, que foi agora substituída pelo Governo português por se encontrar doente.
Estava-se à espera que a senhora embaixadora pudesse recuperar mais cedo, o que não aconteceu, embora esteja a melhorar», acrescentou o ministro, que falava no parlamento, em resposta ao deputado socialista Pedro Silva Pereira, que o questionara sobre a ausência, «que se arrasta há meses», de uma representação diplomática portuguesa junto da comunidade lusófona.
Os estatutos da CPLP preveem que os Estados-membros possam, se assim o entenderem, estabelecer missões permanentes junto da organização, como acontece noutras instituições internacionais.
Carlos José de Pinho e Melo Pereira Marques iniciou a carreira diplomática em 1986 e ocupou diversos cargos nas representações de Portugal em Berna, Luanda e Viena de Áustria, foi cônsul-geral em Joanesburgo e foi nomeado em janeiro de 2012 subdiretor geral de Política Externa no Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Sem comentários:
Enviar um comentário