sexta-feira, 12 de abril de 2013

QUEM É O HOMEM


Constitucionalista e prémio Gulbenkian de Ciência 2010, Luís Miguel Poiares Pessoa Maduro é também militante do PSD e um defensor de que a Constituição da República é uma das principais causadoras das desigualdades e da fraca mobilidade social que existe em Portugal.
Há cinco dias atrás dizia na sua página do Facebook que uma das alternativas ao chumbo do Tribunal Constitucional passava por "um Governo técnico de iniciativa presidencial com credibilidade quer interna quer externa". Aumentar impostos, rever a Constituição, renegociar com a ‘troika' ou simplesmente não cumprir o memorando eram outras das alternativas apontadas.
Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e doutorado pelo Instituto Universitário Europeu, chega aos 46 anos a ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional no Governo de Passos Coelho. Acompanhou-o durante a campanha eleitoral e foi um dos membros do projecto "Mais Sociedade", onde nasceram algumas das propostas do PSD.
Nunca ocupou nenhum cargo de direcção no partido ou em qualquer Governo, mas é nele que Passos confia agora para fazer a coordenação política de um Executivo de coligação em que as relações entre PSD e CDS nem sempre têm sido pacíficas. Fica também responsável pela parte dos fundos comunitários referente às regiões, que estavam na tutela da Economia.
Entre 2003 e 2009, desempenhou o cargo de advogado geral do Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias. Já deu aulas nas universidades de Yale, Chicago, Michigan e na London School of Economics e no Colégio da Europa. Foi consultor jurídico da Islândia no processo "Icesave".
É actualmente director do "Global Governance Programe" e professor de direito no Instituto Universitário Europeu, em Florença, e professor convidado da "Yale Law School".

Sem comentários: