quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

CUTTY SARK



O navio Cutty Sark foi, em 1869, um dos últimos veleiros do tipo "clipper" a ser construído. Destinava-se ao transporte de chá e hoje em dia é preservado como símbolo de uma era. Pode-se encontrar na doca seca em Greenwich, Londres.
Esta embarcação deve o seu nome a uma personagem fictícia de nome Cutty Sark . É uma bruxa dançarina que provém da imaginação do escritor Robert Burns, em 1791. Foi construído no ano de 1869 em Dumbarton na Escócia. O veleiro foi destinado ao comércio do chá, que naquela altura era muito forte entre a Inglaterra e a China. Nos primeiros anos de funcionamento foi um sucesso. Os Ingleses podiam então beber o primeiro chá da temporada. Com a construção do canal de Suez, no Egipto, que liga o mar Mediterrâneo ao mar Vermelho, os barcos do estilo do Cutty Sark tornaram-se inúteis. Os barcos a vapor eram mais rápidos e ademais podiam atravessar o Canal de Suez, enquanto que o Cutty Sark e outros, não. O Cutty Sark foi então utilizado para fins comerciais mas com as lãs da Austrália. Aqui batia todos os outros barcos e conseguiu muitas proezas.
Em 1895 o Cutty Sark foi vendido a nós, portugueses, pela empresa Ferreira. Apesar do seu nome original se manter, era mais conhecido como "A Pequena Camisola" tradução da palavra escocesa "Cutty Sark". Em 1916 foi restaurado em profundidade e o seu nome mudou para "Maria do Amparo".
Contudo em 1922, o capitão Wilfred Dowman comprou o veleiro e devolveu o seu nome e forma original. Em 1954 foi levado para Greenwich e posto em exposição na doca seca.
Hoje em dia está em exposição em Greenwich, perto de Londres, e funciona como barco-museu . A marca de whisky Cutty Sark deve o seu nome a esta embarcação. Mas este ano o barco sofreu um devastador incêndio que danificou imenso a obra. Estava a ser restaurada para ter condições para permitir a construção de um museu.
É uma pena que uma obra como esta acabado assim. Representa o comércio do século IX e também é um símbolo importante da náutica...
nota:de um mail de mls

Sem comentários: