sexta-feira, 10 de outubro de 2008

SERÁ ASSIM?



Gosto , sempre gostei , desde antes da revolta , da sua poesia e , faz tempo , da sua prosa .
Li-a e , sobretudo, ouvi-a , pela voz do sempre lembrado Adriano, que a divulgou para além do sempre.
E ouvi Adriano , cantando Alegre , aqui e lá em África ,em baixo e alto som , sem nada nem ninguém me incomodar , sem me prenderem uns e outros me chamarem comunista. Não , ouvi calmo , ouvi bem , ouvi com gosto e gravei e também recordei , para ouvir agora , como faço amiúde .
E , se calhar , neste presente, faz falta ouvirem-se outra vez canções e poetas da nova resistência , trovas e baladas de noite triste. Talvez a "direita" não os tenha , ou , se os tem, eles não sintam o chamado, não percebam a insónia , não nos saibam cantar .
Alegre , na sua caminhada política , resumida , e se calhar suficiente, a uma estadia parlamentar de mandatos sem fim , vem dando alguns exemplos de coerência , outros de coragem , outros de seguimento , criando um estatuto muito próprio dentro da sua bancada , do seu Partido , da sua gente e , de muitos eleitores , milhares de milhares , pois foi , valentemente , à batalha, caseira e pública, e à contagem final da urna fatalista.
Não é própriamente o "Velho do rio" , mas tirou ao dr. Mário Soares o paternalismo exclusivo do conhecimento da liberdade e da democracia.
Conseguiu, sem dúvida e não sei se sem mácula , o Senado da República.
E , por isso , estranho os seus votos , e sobretudo as atitudes , últimas.
Será que um Rei de espadas da democracia vai a uma votação no seu grupo ( sobre a forma de actuar) , deixa contar os votos , perde , aceita e ...depois , no deslumbre do plenário e das televisões e da minoria crítica , que vale a maioria neste caso, vai contra o que aceitou , na democracia básica que defende , e constitui a sua razão política existencial?
Não percebo.
Mas já são dois , os pontos negativos que registo , em uma semana , sobre o Deputado Manuel Alegre .
E ao PS pergunto: Se não fosse a mediática figura , mas antes o Sr,Silva , deputado substituto em 5º lugar pelo Porto mas agora com assento na bancada, a fazer isto , o que lhe aconteceria? Ao Silva , o substituto 5?

Sem comentários: