Google+ Followers

Google+ Followers

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

CUTTY SARK



O navio Cutty Sark foi, em 1869, um dos últimos veleiros do tipo "clipper" a ser construído. Destinava-se ao transporte de chá e hoje em dia é preservado como símbolo de uma era. Pode-se encontrar na doca seca em Greenwich, Londres.
Esta embarcação deve o seu nome a uma personagem fictícia de nome Cutty Sark . É uma bruxa dançarina que provém da imaginação do escritor Robert Burns, em 1791. Foi construído no ano de 1869 em Dumbarton na Escócia. O veleiro foi destinado ao comércio do chá, que naquela altura era muito forte entre a Inglaterra e a China. Nos primeiros anos de funcionamento foi um sucesso. Os Ingleses podiam então beber o primeiro chá da temporada. Com a construção do canal de Suez, no Egipto, que liga o mar Mediterrâneo ao mar Vermelho, os barcos do estilo do Cutty Sark tornaram-se inúteis. Os barcos a vapor eram mais rápidos e ademais podiam atravessar o Canal de Suez, enquanto que o Cutty Sark e outros, não. O Cutty Sark foi então utilizado para fins comerciais mas com as lãs da Austrália. Aqui batia todos os outros barcos e conseguiu muitas proezas.
Em 1895 o Cutty Sark foi vendido a nós, portugueses, pela empresa Ferreira. Apesar do seu nome original se manter, era mais conhecido como "A Pequena Camisola" tradução da palavra escocesa "Cutty Sark". Em 1916 foi restaurado em profundidade e o seu nome mudou para "Maria do Amparo".
Contudo em 1922, o capitão Wilfred Dowman comprou o veleiro e devolveu o seu nome e forma original. Em 1954 foi levado para Greenwich e posto em exposição na doca seca.
Hoje em dia está em exposição em Greenwich, perto de Londres, e funciona como barco-museu . A marca de whisky Cutty Sark deve o seu nome a esta embarcação. Mas este ano o barco sofreu um devastador incêndio que danificou imenso a obra. Estava a ser restaurada para ter condições para permitir a construção de um museu.
É uma pena que uma obra como esta acabado assim. Representa o comércio do século IX e também é um símbolo importante da náutica...
nota:de um mail de mls

D.FERNANDO II...e GLORIA


Ferdinand von Sachsen Cuburg Gotha, Príncipe Alemão, Rei-Regente de Portugal com o nome de D. FERNANDO II.

O único Rei de Portugal que reinou três vezes.

a) Após o falecimento da sua mulher, Dona Maria II ( 1853), até à declaração de maioridade do filho de ambos, D. Pedro V;

b) Após o falecimento de D. Pedro V ( 1861 ), até à subida ao trono do irmão, D. Luis I.

c) Durante a ausência no estrangeiro do seu filho, D. Luis I.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

E SE PEGA!!!!


Ahmadinejad to seek UN compensation for WWII / 12-19-09 / PressTV
Iran's president says he will soon write to the UN Secretary-General asking for his country to be compensated for World War II damages.
"We will seek compensation for World War II damages. I have assigned a team to calculate the costs," Mahmoud Ahmadinejad said at a Friday press conference in the Danish capital.
"I will write a letter to the UN Secretary-General [Ban Ki-moon] asking for Iran to be compensated for the damages," he added, pointing out that such a move is necessary to ensure that justice was served.
Ahmadinejad told the reporters that the countries that won the Second World War had inflicted a lot of damage on Iran by invading the country and using its resources.
The president added that while the former Soviet Union, the United States and Britain received compensation after the conflict, Iran had been given nothing to make up for the suffering its people had endured.
"During this period, the Iranian people were subjected to a great deal of pressure and the country suffered a great deal of damages but Iran was not paid any compensation," Ahmadinejad explained.
At the start of World War II, Iran declared its neutrality, but the country was soon invaded by both Britain and the Soviet Union on August 26, 1941 in Operation Countenance.
Iran's refusal to give into Allied demands and expel all German nationals from the country was the excuse they needed to occupy the country. Within months of the invasion Iran became known as "The Bridge of Victory" to the Allies.
When invading the Soviet Union in 1941, the Allies urgently needed to transport war materiel across Iran to the Soviet Union.
The effects of the war, however, were very catastrophic for Iran. Food and other essential items were scarce and severe inflation imposed great hardship on the lower and middle classes as the needs of foreign troops were prioritized.
"Not only was Iran deprived of any compensation for World War II, but 10 years later, the Americans even went as far as arranging a coup to reverse a popular uprising that had led to the nationalization of oil," said Ahmadinejad.
In 1953, Washington orchestrated a coup against the popular and democratically-elected Iranian prime minister of the time, Mohammad Mosaddeq, whose efforts led to the nationalization of the country's oil industry.
Almost half a century later, former US secretary of state Madeleine Albright acknowledged the pivotal role that the US played in the coup, coming closer than any other American diplomat to apologizing for the intervention.
"The Eisenhower administration believed its actions were justified for strategic reasons... But the coup was clearly a setback for Iran's political development. And it is easy to see now why many Iranians continue to resent this intervention by America," she said in March 2000.



ALMOÇO

Aposto que foi comer um lavagantezito ao Porto de Santa Maria!!!

NAVEGAR



Pois , não houve hipoteses de a CACINE comunicar com o esterior estes dias passados , estes dias de Natal e festas.
Uma vaga grande provocou uma serie de danos , entre eles os equipamentos transmissores , parecido com o que aconteceu em anos idos ao Schultz , no Mediterrâneo , que ficou com a porta da cabine TSF empenada e o Comandante mandou o ATA, já de terra , por telefone!!!!
Conseguimos apanhar alguns canais de TV estrangeiros , com muitos desenhos animados giros e com personagens com vozes normais e não como cá em que actores dão voz aos personagens como se fossem atrazados mentais , bem como quem vê os filmes.
Uma tristeza.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

CRUZEIRO

Amigos: Vamos de cruzeiro sul durante meia duzia de dias mas em "radio silence" , pois os ecologistas e mais os naturezas querem que não haja interferencias por causa do Lince da Malcata , a Azahar , que chegou de Espanha.
As instalações , que deveriam ser na serra , como pareceria lógico , saõ na Cidade , em Silves( pois era só o que faltava que o pessoal eco fosse para a mata) e , para já , custaram 3,5 milhões de €.
Gostava de saber era os vencimentos daquela malta e quantos eco existem para cada lince.
Até breve

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

ADVENTO

E veio o Anjo dizer aos 230 deputados e aos imensos ministros e secretários que a prioridade do País é outra e não as coisas que eles discutem.
E assim o Anjo disse:"O vosso País , que já foi grande e já teve o Mar, está em perigo.
Perceberam?"

LA QUE LAS HAY.....

O embaixador de Portugal no Brasil, João Salgueiro, e esposa, Isabel de Eça de Queirós, sofreram diversos ferimentos devido à explosão de um canhão, quando visitavam, no início deste mês, o forte Príncipe da Beira, no estado de Rondônia, região norte do país, soube nesta sexta-feira (18) o Portugal Digital, em Brasília.
O embaixador teve uma fratura numa perna, o mesmo sucedendo à esposa. Ambos estão em franca recuperação, de acordo com fonte na capital brasileira. João Salgueiro, após ter recebido tratamento hospitalar, tem despachado regularmente, nas instalações diplomáticas, em Brasília.
A explosão poderá ter sido causada por excesso de pólvora ou ainda por problemas de manutenção da “alma” do canhão.
De acordo com informação do Centro de Comunicação Social do Exército brasileiro, o incidente ocorreu no dia 02 de dezembro, durante visita ao forte Príncipe da Beira - uma das mais importantes obras da arquitetura militar portuguesa do século XVIII no Brasil.
A explosão deu-se por ocasião de uma demonstração de tiro com canhão, armamento histórico daquela Unidade, utilizando pólvora e papel. Durante o tiro, a explosão “ocasionou ferimentos nos visitantes, que foram atendidos no local, por médico da própria Organização Militar".
Segundo a nota do Exército, "embora houvesse aeronaves (avião e helicóptero) em condições de evacuar o casal para Porto Velho, essa providência não foi adotada tendo em vista que as condições meteorológicas não eram favoráveis para decolagem naquele momento".
No dia seguinte, o embaixador e esposa foram transportados para Porto Velho, onde foram feitos exames e atendimentos complementares em hospital civil, com a equipe de saúde do Exército e de lá evacuados para Brasília, em aeronave da Força Aérea, tendo sido encaminhados ao Hospital das Forças Armadas, esclareceu o Exército brasileiro, que informou também ter sido aberto um inquérito para apurar as circunstâncias do incidente.


NOTA:Com o devido respeito e esperança de melhoras rápidas , mas é sempre bom que os diplomatas estejam longe das coisas militares , para não se repetirem desgraças que podem parecer vinganças , mas são apenas coisas do destino. Nada tem a ver com o desgraçado desempenho do diplomata senhor Mira Gomes na secretaria de estado da defesa nacional

domingo, 20 de dezembro de 2009

ROBALO

...com enchidos comprados na feira

MAIS UMA

Mais uma passeata. Muito gosta esta gente de passear e os jornalistas dão mais noticia à passeata do que aos visitados.
Resta também saber se estes gostam da visita e se convidaram o visitador.
Já nem pergunto se há algum sentimento na mesma , para além das noticias que vão sair.
Mas o certo é que o Homem lá estará hoje na nossa Fragata nas águas internacionais do golfo da Somali , acompanhando os Marinheiros e Fuzileiros na sua dificil missão.
Esperemos que leve na pasta o projecto de lei (bem mais prioritário que o agora votado em Conselho de Ministros) que permita o aprisionamento militar dos piratas e terroristas.
Se assim fôr penso que será bem vindo

sábado, 19 de dezembro de 2009

BOM NATAL

Um Feliz e Santo Natal para todos os que pacientemente acompanham a CACINE , nesta sua navegação enfadonha

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

E ASSIM VAMOS

Quantos funcionários , e reformados , terá a Câmara de Cascais? 1000?1300?1500?
Pois foi oferecido a cada um um cabaz de natal. Cesto em bom vime , pinhões(caríssimos), passas , figos , paio, bacalhau, 4 garrafas de tinto, 2 garrafas de branco, 1 de espumante....
Quanto custa cada cabaz? 100?120?150? €
Acham bem , o País quase na miséria e um Presidente de Câmara, que por acaso também é Conselheiro de Estado , dá aos seus funcionários um luxo destes , com gente que nem um rabo de bacalhau prova?
Vergonha!!!!

PIRATAS

O momento do contacto dos nossos bravos Fuzileiros

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

HOJE

Resolvido que foi , hoje , pelo governo , o problema prioritário para o País do casamento entre pessoas do mesmo sexo , importa agora continuar a luta e preparar o povo , ignaro, para a segunda prioridade nacional , o casamento entre transsexuais,trangéneros e bisexuais

HOJE

Em tempo real

Ia a sair a barra e ficou-se dentro de entre-torres.Ainda conseguiu regressar pelos proprios meios a S. José de Ribamar , onde se aguentou sem fundear.
Ás 1700 chegou um rebocador que a levou para a BNL.
Esperemos que não seja grave

SIM , ACREDITO

Que o CEMGFA , General de 4 estrelas, Comandante Operacional das Forças Armadas(só com o seu voto) não saiba qual a missão do novo submarino que aí vem.
Sugiro que pergunte ao seu colega do Zimbabwé

JÁ FOI .....

Quando um navio encalha a Armada não espera que o Comandante se demita.
Demite-o.
Pois o governo , nomeadamente com aquela sinistra figura do Alberto Costa (o homem que pressionou a justiça em Macau segundo um ilustre advogado) , nada fez e agora o Alberto Martins(cujo curriculum é ter insultado o Presidente da Republica) , esperou que o senhor se demitisse e ...ainda o louva.
Diz o homem que se demite ...para bem de Portugal!!!!!!
Que tristeza

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

CARTEIRO

Despeçam-se . O velho carteiro , o que é Amigo , confidente,faz o favor de levar um bilhete à Bia da tasca para encomendar gás, o Carteiro vizita diária e tão esperada, morreu. Esse morreu.
A Administração dos CTT resolveu que o carteiro não de pode habituar ao mesmo circuito.Ganha vicio , engoma sapato, e vai daí muda-os de Bizancio para Falperra.
Hoje vem cá o Xico , amanhã o Sr Asdrúbal , depois o rapazinho que é gago....por aí.
Até o Pablo Neruda ficava sem Carteiro
A sua sorte foi não ter apanhado com estes CTT´s

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

CABINDA, UÉ

O jornalista José Manuel , da voz de Angola e um seu colega francês Benoit Faucon foram detidos hoje em Cabinda , se calhar por dizerem a verdade
Eu acho verdadeiramente espantoso e de uma incoerencia(para não dizer outras coisas terríveis) a toda a prova , como pessoas como a Senhora Odete Santos(que já nada tem a perder nem a ganhar) e outras que a acompanharam , têm a lata de dizer na TV que é uma vergonha Marrocos não dar a independência a Sahara Ocidental e o silêncio da comunidade internacional e , ao mesmo tempo , dizerem que Cabinda é território integral e inalienável de Angola.
Será doença?

sábado, 12 de dezembro de 2009

PALHAÇOS

Afinal parece que há palhaços e palhaças fora do circo

NAVEGAR

Finalmente as comunicações voltaram e já temos terra à vista , com mar muito escuro e um frio de rachar na asa da ponte.
Preocupados com o que se passa na Irlanda e ainda mais na Grécia , imaginando que poderemos ser , nós ! este País secular e que foi tão grande, os próximos , o "Senhor que se segue".
E perante isto o que se discute no Parlamento , o que se fala na Nação , o que se gasta para aí e os mesmos , sempre os mesmos , a falarem em greves , a exigirem isto e aquilo , a nomearem a voz do trabalhador como se, como os trabalhadores , suassem a enxada , parissem o pó , comessem o cotão.
Os Irlandeses reduziram o salário dos funcionários públicos , na Grécia nem imaginamos o que poderá suceder e cá bico calado com os acordos de empresa publica ou participada que é um escandalo nacional que todos pagamos.Que os sindicatos se calem percebo , mas os políticos é que se não entende.
CUIDADO.....

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

AVARIA


Estamos navegando ao largo da costa , com arreliada avaria nos sistemas de comunicações , mas alerta.
Isto já dura desde sexta feira passada , mas parece que não adianta ir a terra pois o pessoal está de "ponte".
Lá conseguimos enviar esta mensagem, sem saber se chega ao destino , que são os nossos Amigos visitantes.
Até breve

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

NO REINO de SEVERIANO

Enquanto este bebe do fino anda gente atrapalhada.....

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

ALMOÇO

Se hoje fôr almoçar ao restaurante Porto de Santa Maria , no Guincho , está lá na tocaia o Cabo de manobra Martins , disposto a ir à mesa do cavalheiro tirar um lagostim.
Diz o Cabo que lhe pertence