quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

OBCECADO

" ministro da Defesa,  Aguiar-Branco, reconheceu nesta segunda-feira que o nível de participação das mulheres nas Forças Armadas ainda não atingiu o desejável e que ainda "há muito para fazer".
"Há 3500 mulheres nas Forças Armadas e o nível de participação nas forças destacadas tem sido de 7 a 10 %. Há muito ainda para fazer no sentido de proporcionarmos que haja uma possibilidade das mulheres poderem ter o seu nível de participação ainda mais satisfatório", disse José Pedro Aguiar-Branco, na cerimónia de apresentação do II Plano de Acção das Nações Unidas sobre as mulheres na Defesa.
Contudo, acrescentou, apesar destes números e do sector da Defesa ser "facilmente rotulável como sendo de uma afirmação masculina mais forte do que no feminino", no terreno essa realidade é menos evidente do que aquilo que é a percepção que é dada pelo exterior.
Numa intervenção centrada na questão da igualdade entre homens e mulheres, o ministro da Defesa são se limitou a fazer a análise da questão no sector que tutela, admitindo que a sociedade portuguesa ainda "não se estruturou e organizou" para que "cuidando da diferença que há de género, permita que as regras deem a igualdade para existir o mesmo acesso às oportunidades".
"Tem havido evolução ao longo do tempo, a nossa sociedade vai dando mais oportunidades, mas acho que ainda hoje para se obter a mesma coisa, para se chegar ao mesmo espaço de intervenção, ainda hoje esse esforço e essa exigência ainda é em benefício do homem e não em benefício da mulher. Quando é para fazer algo que o homem já faz, a mulher tem de fazer isso e mais qualquer coisa", disse.
Por isso, há que combater o "preconceito clandestino" de dar uma efectiva igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, defendeu.
José Pedro Aguiar-Branco recusou ainda a ideia que a existência de planos de acção sobre esta questão "reduz a dignidade da mulher", porque a realidade é que se que tem de "dar um empurrão".
Teresa Morais insatisfeita
Na cerimónia esteve ainda presente a secretária de Estado da Igualdade, Teresa Morais, que confessou que apesar do caminho que já tem sido feito, pessoalmente ainda não está satisfeita com a realidade existente em termos de igualdade de género. "Quem acredita na igualdade entre homens e mulheres só ficará satisfeito com a paridade", vincou.
A elaboração do II Plano Nacional de Acção para a Implementação da resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre mulheres, paz e segurança está previsto no V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e Não-discriminação 2014-2017.
A resolução das Nações Unidas alerta para "o impacto desigual que os conflitos armados têm sobre mulheres e homens, apelando a uma maior participação das mulheres e à plena integração da dimensão da igualdade de género na prevenção, gestão e resolução de conflitos armados, não só em países em conflito armado, mas também em países em situação de paz".

o ministro aguiar hifen branco anda a sonhar com frequência com o paraíso....coitado.Mas o certo é que nos vai lixando, até ao último dia de funções (que teima em chegar)

Sem comentários: