quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

ESTRANHO , não?

Portugal vai doar duas máquinas ao Uruguai que vão permitir a este país da América Latina iniciar o primeiro projecto de transplantação de fígado, uma iniciativa que se insere num programa de cooperação entre os dois países.
A adenda ao memorando de entendimento em que Portugal se compromete a doar o equipamento ao Uruguai foi ontem assinada em Montevideu.
O secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, explicou que esta iniciativa se insere no programa de cooperação que Portugal mantém com o Uruguai desde 2007 e que já garante a presença em Portugal de um grupo de 14 médicos que estão a dar apoio ao Instituto Nacional de Emergência Médica.
"O Uruguai não tem nenhum programa de transplante hepático e nós temos em Portugal três, em particular o que se desenvolve no Hospital Curry Cabral, o maior programa de transplantes hepáticos da Europa continental", disse.
O governante salientou que, numa primeira fase, 16 profissionais de saúde de várias áreas vieram em 2008 a Portugal para receber formação.
"Agora, numa segunda fase, oferecemos dois equipamentos que faltavam ainda no Hospital Central das Forças Armadas de Montevideu, onde vai ser iniciado o programa de transplantação em Março de 2009, e as equipas do Curry Cabral virão ao hospital de Montevideu ajudar ao início do programa no Uruguai"
Manuel Pizarro destacou que a cooperação no sector da Saúde insere-se num programa de cooperação multidisciplinar vasto com o Uruguai, em resultado do qual este ano foram vendidas duas fragatas da Marinha portuguesa ao Uruguai e há uma série de empresas portuguesas que estão a preparar investimentos neste país.

Sem comentários: