terça-feira, 5 de abril de 2011

ALELUIA


 O Vaticano apresentou hoje o programa completo das celebrações ligadas à beatificação de João Paulo II (1920-2005), marcada para o próximo dia 1 de maio, cujo corpo vai ser trasladado a 29 de abril.
O diretor da sala de imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, revelou que no próximo dia 29, o túmulo do Papa Inocêncio XI vai ser transferido para o altar da transfiguração, na basílica de São Pedro, dando lugar aos restos mortais de João Paulo II.
Na manhã desse dia, sexta-feira, a urna do Papa polaco, que não será aberta, vai ser colocada junto do túmulo de São Pedro, nas grutas do Vaticano, passando, no dia 1 de maio, para o altar da confissão, dentro da basílica, onde vai ser exposta à veneração dos fiéis.
Todo o conjunto de cerimónias vai ser financiado sem recurso a dinheiros públicos, segundo o cardeal Agostino Vallini, vigário do Papa .

A cerimónia é antecedida, a 30 de abril, por uma vigília ao ar livre, no Circo Máximo, com presidência do cardeal Vallini, que inclui a evocação de palavras e imagens de João Paulo II, seguida de testemunhos de pessoas que privaram de perto com Karol Wojtyla, nomeadamente Joaquín Navarro-Valls, que foi porta-voz do Vaticano, o cardeal Stanislaw Dziwisz, arcebispo de Cracóvia e secretário pessoal do Papa, bem como a religiosa francesa Marie Simon-Pierre, cuja cura milagrosa, atribuída à intercessão de João Paulo II, abriu caminho para a beatificação.
Nesta ocasião, vai ser apresentado o hino de beatificação de João Paulo II, intitulado «Abram as portas a Cristo».
Na segunda parte da vigília, tem lugar a recitação do Rosário, em ligação direta com cinco santuários, incluindo Fátima, em Portugal.
Após este momento, Bento XVI vai recitar a oração final e dar a sua bênção apostólica, em ligação televisiva, desde o Vaticano.
Na noite de sábado para domingo, oito igrejas do centro de Roma permanecerão abertas aos fiéis que queiram velar em oração, numa iniciativa denominada «noite branca».
A Missa da beatificação, no dia 1 de maio, presidida por Bento XVI, tem lugar na praça de São Pedro, às 10h00 (hora local, menos uma em Lisboa).


1 comentário:

G. Allen disse...

Estou extasiado e comovido. Tenham um santo dia.
G.A.