sexta-feira, 11 de julho de 2014

MONUMENTOS

A Torre dos Clérigos, no Porto, e a Catedral de Évora foram distinguidas pela TripAdvisor, site especializado em Turismo, com o "prémio de excelência 2014".
A Diocese de Évora já reagiu à receção do prémio, mostrando-se "orgulhosa por esta distinção recebida, sinal de que o património que faz dela cidade património mundial da UNESCO é um factor de promoção cultural e de forte atracão turística”.

Em 176 avaliações a Catedral de Évora recebeu a pontuação de excelente 65 vezes e de muito bom 81: “Trata-se de um prémio de prestígio, baseado nas avaliações e opiniões dos turistas que viajam, utilizando os serviços da TripAdvisor”, explica a Igreja Católica alentejana, no seu site.

Para além da oferta turística da Catedral, os visitantes também avaliaram os funcionários da receção, em concreto o acolhimento prestado.

O Cabido da Sé e todos os seus funcionários veem deste modo “reconhecido” o trabalho que prestam todos os dias “para que o turista se sinta bem acolhido” e possa sair enriquecido com “a fruição dos valores artísticos e culturais que integram a Catedral e o seu Museu”, que são uma marca identitária da região.

O TripAdvisor, segundo a informação colocada na página de internet, “oferece dicas confiáveis de viajantes reais e uma ampla variedade de opções de viagem e recursos de planeamento”.

A Capela de São Pedro de Verona, em Outeiro de Vila Soeiro, Diocese da Guarda, foi classificada pelo Governo como “monumento de interesse público”.
A portaria assinada pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, realça que esta classificação tem em conta o “carácter matricial do bem”, a sua relevância enquanto “testemunho simbólico ou religioso” e “o seu valor estético, técnico e material”.

O texto, publicado em “Diário da República”, fixa também uma “zona especial de proteção do monumento”, devido à localização “rural do imóvel, sobranceiro ao Vale do Mondego”, visando “garantir o seu enquadramento paisagístico e as perspetivas da sua contemplação

Sem comentários: