quinta-feira, 22 de outubro de 2009

NO QUE DÃO AS JANEIRAS

Ciclicamente , e desde que o PS retirou do seu "programa histórico"que acabaria com o Colégio Militar (vejam só a importancia do CM que tinha um artigo proprio no documento que os intelectuais socialistas-não havia nenhum operário , que se saiba,-escreveram em Bad Mustereifel) , aparecem ondas na comunicação dita social sobre o que se passa na Instituição Escolar sita no velho Largo da Luz. Sobre o Colégio Moderno , o Liceu Camões ou o antigo Liceu Salvador Correia , não aparece nada.
É so sobre o Colégio Militar, e quando dá jeito, para distrair.
Desta vez foi mais uma .
O CM tem 207 anos, o seu Fundador jaz, ao que parece , nas catacumbas da Igreja de São Paulo, e os seus ex-alunos(salvo algumas , e muitissimo raras excepçoes) serviram , e servem , a Pátria, as Instituições , os Valores, a Ética e a Honra.
Traição , perfídia , desonra, hipocrisia e chulanço não fazem parte da sua cartilha.
Assim , e uma vez mais , lá apareceu gente, que para gente se fazer , denunciou na opinião publica e na comunicação , dita social, a ela sempre associada , desmandos criminosos que , secularmente , mesmo com exageros , foram considerados tradições , e que normalmente , para não dizer sempre, acabavam numa amizade para a vida.
E quem se junta a esta minoria? Necessáriamente outras minorias , que do CM só inveja têm, e sabia e normalmente apadrinhadas por causídicos ricos , milionários mesmo (que se saiba sem qualquer dádiva publica aos mais necessitados) e que brincam com a sociedade e os cidadãos defendendo uma vida e vivendo outra.
Mas o programa de hoje na TVI ( que repito nunca existiria se fosse o Colégio Moderno), foi magnifico , porque calou toda a gente, exceptuando os tais fanáticos como o Professor(será?) Fernando Rosas ,do BE , que quer ir para a rua com os Pais das "vítimas" , num ridiculo lacrimejante.
A intervenção , vivida e absorvida , do Chefe dos Ex-alunos e de uma ex-deputada e Mãe de alunos , arrumaram a mal feitoria que estava montada.
O tiro furou o dedo grande do pé dos delatores e doeu mais do que a "gota".
Mas por outro lado o CM pôs-se a jeito neste teatrinho das vaidades , com a vaidade e ganancia do seu Director (que felizmente hoje não apareceu e se deixou substituir por um sereno , calmo e objectivo Coronel) , que por querer dar nas vistas e conquistar uma estrela levou o Colégio a cantar Janeiras ao 1º Ministro , a aparecer na revista "Caras" ,e , se o deixassem numa novela da SIC .
E assim foi o relato de um Camarada de curso do nosso Imediato, que nos fez via radio, e que reproduzimos na íntegra.
Mas eu não resisto a perguntar:
O que é que a Associação de Sargentos tem a haver com isto , para se pronunciar em dramático e pungente comunicado á Nação?

4 comentários:

Anónimo disse...

Tambem vi o programa
Tambem conheço o CM, embora não tenha lá estado.
Também só me apetecia lá ir falar, mas confesso que me perdi no modo de o fazer.

Anónimo disse...

Sou do "Pilão" e , senti isto tudo como se fosse para nós

Anónimo disse...

Como é isso da Ass. dos Sargentos?

Manel disse...

Este ultimo Amigo presumo que queira é saber a intervenção da Ass. dos Sargentos neste caso.
Pois o que ouvi foi que eles exigiam rigorosos inquéritos , mais transparencia , mais intervenção.
Tambem ouvi , e já agora , o deputado Rosas a querer ir para a Rua com as familias da "vitimas"....