domingo, 26 de abril de 2009

NO REINO de SEVERIANO

O cavalheiro mais baixinho agora está na Tunísia , a assinar um protocolo militar.

Não se sabe bem o que será , mas é militar , mete continências e desfile , e o homem gosta.
E vejam por quem vai acompanhado....para fazer acordos militares.

Ao menos está longe daqui , e assim fará menos asneiras , para alívio de todos nós e do próprio 1º Ministro , ao que parece.
"O ministro da Defesa considerou nesta segunda-feira a Tunísia e o Norte de África como zonas prioritárias para a política da defesa portuguesa, tanto na cooperação militar como na indústria deste sector, refere a Lusa.
«Abrimos um novo capítulo que é o das indústrias da Defesa, um sector que começa a dar os primeiros passos para encontrar as áreas ao nível económico onde possa vir a haver cooperação», afirmou o ministro português.
Nuno Severiano Teixeira encontra-se na Tunísia, onde assinou um plano de cooperação militar com este país, válido por três anos, em áreas como a economia e as indústrias de defesa, a formação, ensino, treino e a medicina militar.
«Estamos a fazer contactos exploratórios e do ponto de vista político, há abertura. Há indicações sobre áreas já identificadas e muito em breve estaremos em condições de as anunciar», avançou Severiano Teixeira.
O responsável governamental especificou que aquilo que foi assinado no plano indicativo «é um conjunto de vários programas nas áreas de formação e treino, na Marinha, Exército e Força Aérea».
Outros intreresses
Severiano Teixeira sublinhou também a importância da Tunísia é um mercado interessante para a indústria da Defesa portuguesa, acrescentando que «toda a zona do norte de África corresponde a uma prioridade da política externa portuguesa, não só na Defesa, mas também em geral».
«A cooperação tem sido feita com diversos ramos das Forças Armadas. Com este programa indicativo, o que fizemos foi sistematizar e dar um quadro institucional único a essas várias cooperações», afirmou o ministro.
O acordo permite ainda aos dois países ter uma cooperação na área da defesa com «uma perspectiva estratégica a médio prazo. A partir de agora, a cooperação passa a ter um programa plurianual, a três anos. Será revisto anualmente e pode ser acompanhado pela comissão mista que vai seguir a cooperação».
«Trata-se de fazer para a Tunísia e para toda esta região do norte de África o mesmo modelo de cooperação que temos com os países africanos de expressão portuguesa», referiu ainda o ministro da Defesa. O Plano Indicativo enquadra a cooperação entre os dois países na área da Defesa, sendo, segundo o Ministério da Defesa Nacional, a «primeira vez que se faz um guião a três anos».
Na deslocação à Tunísia, Nuno Severiano Teixeira, está acompanhado por representantes da Direcção-Geral de Armamento e Equipamento do Ministério da Defesa, do Estado-Maior do Exército, bem como por Jorge Rolo, presidente da Holding das Indústrias de Defesa Portuguesas, a EMPORDEF.
Na comitiva estará também o director do Instituto de Defesa Nacional, António Telo.
A visita oficial de Severiano Teixeira à Tunísia insere-se numa estratégia de cooperação bilateral na área de Defesa para o norte de África. Em Março o ministro da Defesa já tinha visitado a Líbia."

4 comentários:

Anónimo disse...

Diga-me lá , por favor, o que é esse título de Faustino , que sempre põe nas noticias do ministro?

Anónimo disse...

Não soube continuar e tive de fazer outro...
O senhor chama-se Faustino?

Manel disse...

Não. O senhor chama-se Nuno.

Faustino era uma personalidade existente na Escola Naval , que todos os Cadetes muito prezavam e a quem era indispensável , pois lhes engraxava os sapatos.

Era raro dizer uma palavra , mas quando dizia acertava.

Como o Faustino certamente gostaria tanto deste senhor como eu , entendi aqui recordar esse Homem , com saudade , e dedicar-lhe um dos meus , não títulos , mas etiquetas de arquivo.

Muito obrigado pela sua pergunta

Manel disse...

Agora parece que o "competentíssimo" presidente da Empordef diz que o BES e a Caixa qurem comprar patrulhões nos estaleiros de Viana.
Vou já sair de acionista do BES e tirar o meu dinheiro da Caixa.
O Homem não quereria dizer que era um banco Açoriano?