segunda-feira, 21 de setembro de 2009

AFINAL ..."FALOU"


O Presidente da República, Cavaco Silva, afastou hoje Fernando Lima do cargo de responsável pela assessoria para a Comunicação social, que passará a ser desempenhado por José Carlos Vieira.
Segundo disse à Lusa uma fonte oficial da Presidência da República, trata-se de uma "decisão do Presidente da República".
No 'site' da Presidência da República o nome de José Carlos Vieira já se encontra como o assessor para a Comunicação Social.
Na sexta-feira passada, o Diário de Notícias denunciou que o caso das alegadas escutas a Belém tinha sido encomendado por Fernando Lima a um jornalista do jornal Público.
Segundo o e-mail divulgado pelo DN, o jornalista Luciano Alvarez ter-se-á encontrado com o assessor da Presidência da República "num café discreto da Av. de Roma" para lhe entregar um dossier sobre Rui Paulo de Figueiredo, adjunto jurídico de José Sócrates, cujo comportamento levantou suspeitas aquando da visita de Cavaco Silva à Madeira em 2008.
Em Agosto de 2009, mais de um ano depois do contacto com o assessor de Cavaco Silva, o Público publicou um artigo em que dava conta das suspeitas, citando uma fonte não identificada da Casa Civil da Presidência da República.
Na altura da publicação da notícia do Público, Cavaco Silva recusou-se a comentar o assunto para não desviar as atenções dos "problemas do país".
Confrontado com a manchete do DN da última sexta-feira, o Presidente da República voltou a não comentar os desenvolvimentos por não achar conveniente desviar as atenções da campanha eleitoral para as legislativas; deixou, no entanto, um aviso: "Depois das eleições não deixarei de tentar obter mais informações sobre questões de segurança. O Presidente da República deve preocupar-se com questões de segurança."
O Presidente não desmentiu, contudo, que tenham vindo de Belém as denúncias de alegadas escutas nem que o assessor agora afastado, Fernando Lima, se tenha encontrado com o jornalista Luciano Alvarez.

Sem comentários: