Google+ Followers

Google+ Followers

sexta-feira, 25 de março de 2011

ANTES QUE SEJA TARDE


Estado nomeia novo presidente para os Estaleiros Navais de Viana do Castelo
O espanhol Francisco Gallardo Durán é o novo presidente executivo dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), no âmbito da reestruturação do Conselho de Administração, que recebeu dois novos elementos.

Francisco Gallardo integra desde 2010 o Conselho de Administração (CA) dos ENVC e passa agora a ocupar o cargo de presidente executivo, deixado vago há quatro meses pelo almirante Victor Gonçalves de Brito, que apresentou a demissão. 

O espanhol, engenheiro naval de profissão, já liderou os Estaleiros de Sevilha. 

A recomposição do CA foi decidida a 22 de Março pela Empordef, holding do Estado para as indústrias de defesa.

De acordo com a informação a que a Lusa teve hoje acesso, prevê-se a integração de Jorge Moreira de Pinho, um ex-quadro da Unicer, como vogal executivo, além de José Luís Serra, que se mantém em funções também como vogal executivo. 

Carlos Veiga Anjos mantém-se como presidente da empresa, em funções não executivas, além do Almirante José Conde Baguinho, o segundo elemento nomeado esta semana para o CA, para fazer a ligação com a Marinha. Esta é actualmente o principal cliente dos ENVC, com cerca de 500 milhões de euros de encomendas. 

Na comissão executiva da empresa, liderada agora pelo espanhol Gallardo, a Empordef delega poderes de "gestão corrente". 

Recorde-se que a administração anterior dos ENVC foi nomeada no último Verão, com cinco elementos, três executivos e dois não executivos. 

Depois da demissão, concretizado a 1 de Dezembro pelo então presidente executivo, Victor Gonçalves de Brito, a 31 de Janeiro foi a vez de Óscar Mota deixar a empresa pública.n

Sem comentários: