quinta-feira, 4 de junho de 2009

NO REINO de SEVERIANO



Se o Exército acumula problemas com os atrasos na entrega do blindados Pandur, na Marinha a situação é mais negra e os Fuzileiros nem um único têm, dos 20 previstos. Dos nove para este ano, a entrega encolheu para quatro.
A informação foi recolhida pelo JN na sequência do exercício que ontem decorreu nas imediações da cadeia de Pinheiro da Cruz, com o desembarque de uma força anfíbia, protegida por meios navais, entre os quais a nova fragata "Bartolomeu Dias", das duas a entregar pela Holanda. O exercício, designado Contex/Fibex, onde esteve presente o ministro da Defesa, Severiano Teixeira, previa um cenário de intervenção de uma força de fuzileiros num cenário de conflito, com recurso a armas pesadas.
Mas se o exercício deu bons resultados, era bem visível que os fuzileiros criaram uma testa de ponte, progrediram na zona de costa para enfrentar um inimigo fictício, mas nem sequer dispunham de um único blindado para dar protecção aos homens ou proteger o movimento pelo fogo.
E o escalão de forças empenhadas era o mais alto do Corpo de Fuzileiros, ou seja, pressupunha o emprego do Batalhão Ligeiro de Desembarque (BLD) - no exercício era de 340 homens, mas que pode crescer até 800 -, o que normalmente faria supor já o emprego de meios blindados.
Foi, aliás, neste sentido que a Marinha quis entrar no programa de aquisição do Pandur, ao lado do Exército, em benefício dos Fuzileiros, para aquisição de um total de 20 viaturas blindadas. Para este ano estava prevista a entrega de nove blindados, mas os últimos dados dão conta de que, afinal, só chegarão quatro e em Dezembro.
Nota:entretanto o navio de apoio francês nestes exercícios já ontem zarpou para ajudar nas pesquisas da trajédia do voo da Air France

Sem comentários: