sábado, 27 de abril de 2013

ELE QUER MATAR-NOS.....


No passado dia 13 de abril de 2013, a Câmara Municipal de Odivelas (CMO), promoveu uma iniciativa intituada – Um Dia no Mosteiro com D. Dinis – Ofícios e Mesteres.
Este projeto cultural de expressão pedagógica e artística, organizado pela CMO e aberto à comunidade teve a participação de todas as escolas do concelho e contou, igualmente, com o apoio do Instituto de Odivelas – Infante D. Afonso.
No largo D. Dinis, junto ao Mosteiro de S. Dinis e de S. Bernardo – Palco Rainha Santa, e nas instalações do Instituto de Odivelas, como sejam o alpendre exterior, o claustro Principal e as salas de recreio, designadas de Sala da Corte e de Sala de Exposições decorreram, ao longo de todo o dia, as diversas atividades constantes do programa oficial: representação de ofícios (ferreiro, marceneiro, agricultor, monge, menestréis, leitura da sina); mostra de produtos; exposições “Somos nós? e “A luta pelo pão”; quadros vivos; oficina de iluminuras e “workshop”; apresentações multimédia; dança; poesia; momentos musicais; cantigas medievais; jogos de tabuleiro; jogos tradicionais/lúdicos; passeios a cavalo/pónei e animação circulante com arautos, bobos e gigantones.
Alunas e professores do Instituto de Odivelas estiveram presentes com as seguintes atividades:
  • Amassar o pão na cozinha velha do Mosteiro de Odivelas – Atividade extracurricular de Culinária;
  • Jogos tradicionais – disciplina de Educação Física;
  • Jogos medievais matemáticos – disciplina de Matemática.
O Instituto de Odivelas associou-se, naturalmente, a uma atividade cultural que contou, entre outros, com a presença da Presidente da Câmara de Odivelas e do Diretor do Instituto de Odivelas, Coronel José Serra. Uma vez mais, o Instituto de Odivelas abriu as portas do edifício com mais de 700 anos de história e que D. Dinis escolheu para morada eterna o chão sagrado da igreja do Mosteiro de Odivelas, precisamente o monumento nacional onde se encontra, desde 1900, o Instituto de Odivelas, estabelecimento militar de ensino destinado a filhas de militares e de civis.

Sem comentários: