domingo, 14 de julho de 2013

LA MER


Vaticano: Igreja assinala domingo do Mar

D.R.
O Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, da Santa Sé, assinala hoje a celebração do domingo do Mar, no qual alerta para as más condições laborais dos profissionais marítimos
“Tripulações multinacionais experimentam a bordo complexas condições de vida e de trabalho, passam meses longe dos seus entes queridos, são vítimas do abandono em portos estrangeiros sem receber remuneração”, refere a mensagem para esta ocasião, assinada pelo presidente do organismo do Vaticano, cardeal Antonio Maria Vegliò.
A nota para a celebração deste domingo alude também à “criminalização” destes profissionais, que têm ainda de suportar desastres “naturais” como tempestades ou tufões, e “humanos” como pirataria ou naufrágios.
“Muitas vezes, não nos apercebemos de que a maior parte dos objetos que utilizamos diariamente são transportados por navios que cruzam os oceanos de um lado ao outro”, destaca o documento.
A realização anual do ‘Domingo do Mar’ pretende convidar as comunidades cristãs e as outras instâncias da sociedade “a tomar consciência e reconhecer o trabalho de 1,2 a 1,5 milhões de marítimos que, a qualquer hora, navegam a bordo de uma frota globalizada mundial composta por 100 mil navios que transportam 90 por cento dos produtos manufaturados”.
O Conselho Pontifício saúda a entrada em vigor, no próximo mês de agosto, da Convenção sobre o Trabalho Marítimo de 2006 da Organização Internacional do Trabalho, depois de ter sido ratificada por 30 países.
Em particular, destaca-se a regra que vista garantir aos que trabalham a bordo de um navio “o acesso às instalações e serviços em terra que protejam a sua saúde e bem estar”.
A mensagem lembra o Apostolado do Mar, estrutura da Igreja Católica criada há mais de 90 anos, “com a sua rede de capelães e voluntários presentes em mais de 260 portos do mundo”.
OC
Fotos

Sem comentários: