segunda-feira, 11 de novembro de 2013

ÁS ARMAS

"Hoje face a um apelo da AAAIO estive presente no evento da abertura Oficial do ano lectivo do Instituto de Odivelas, à hora de almoço…

Eu e mais algumas ex-alunas estávamos lá!

A pedido da AAAIO a maioria de nós fomos de blusas brancas, com o nosso “pin” do Instituto de Odivelas bem visível, algumas levaram também as T-Shirts da Associação e houve quem usasse com muito orgulho a T-Shirt que está na foto.

E é por causa desta foto que estou a escrever este post…
Queria deixar aqui uma pergunta… Alguém me consegue explicar o que é a “liberdade de expressão”????
Sempre achei que o conceito de “liberdade de expressão” faria parte de um estado democrático. Que esse direito seria caracterizado como um direito de personalidade, que faria parte integrante do nosso estatuto como ser humano. Sempre considerei que esse direito seria fundamental para a caraterização do principio de dignidade das pessoas.
Mais, sempre considerei que este direito seria uma garantia individual e protegia a sociedade contra o arbítrio e qualquer situações de força.
Pensava eu que quando se restringe esse direito (a liberdade de um individuo se expressar livremente), não apenas o direito dessa individuo é atingido como provavelmente o de toda uma comunidade de receber e debater informações sobre um qualquer tema.
Mas devo estar profundamente errada… porque hoje à porta do Instituto de Odivelas duas ex-alunas que usavam esta t-shirt foram “barradas” e foi-lhes pedido que tirassem a t-Shirt pelos militares, que faziam a recepção das individualidades e visitantes…
Estas ex-alunas optaram por preservar o seu direito de “liberdade de expressão” e não entraram…
Alguém pode-me por favor explicar como se eu tivesse 2 anos o novo conceito de “liberdade de expressão”…????
Agora mostrar ORGULHO por ter andado no Instituto de Odivelas é um crime de lesa-Sr-MDN????!!!
LAMENTÁVEL…e acima de tudo …REVOLTANTE…"

Elsa Martins Magro

(ex-aluna do IO)

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite apenas para o alertar que a autora desse texto não é a Maria Luis Figueiredo, mas sim eu Elsa Martins Magro (ex aluna do IO) . Aproveito para lhe agradecer o seu apoio a causa. Com os melhores Cumprimentos

Manel disse...

As nossas desculpas, minha Senhora. Já está emendado.
Este blogue , modestamente, acompanhará sempre a vossa honrosa e justa luta.