quinta-feira, 25 de setembro de 2014

AFINAL COMO FOI?

                                       

Senhor Director do Diário de Notícias,
Sou um leitor habitual do vosso jornal pelo qual tenho muito apreço.
Venho pedir-lhe um esclarecimento.
Em artigo no DN de 29AGO, da responsabilidade da jornalista Helena Tecedeiro sobre a transferência de Macau para a RPC em 20DEZ99, vem escrito que: “Em 1974, logo depois do 25 de Abril, Portugal propusera o retorno imediato de Macau à China. Mas Pequim rejeitou a oferta, apelando às negociações para uma transferência harmoniosa”.
Acontece que fui o primeiro Governador de Macau depois de 1974, tendo exercido funções entre Novembro de 1974 e Fevereiro de 1979, o que significa que durante ceca de 5 anos desde o Verão de 1974 estive directamente relacionado com Macau.
Desde que alguns jornalistas começaram a fazer tal afirmação, estando eu naquelas funções ou depois de ter sido substituído, que procuro saber junto dos responsáveis dados concretos a tal respeito (quem, onde, quando), pois, dentro do que conheço, tal não aconteceu, feito por alguém em nome de Portugal.
Nunca consegui uma resposta concreta, limitando-se quem escreve a dizer que se limita a transcrever o que encontrou noutros jornais da época.
Em Março de 2011, foi lançado o meu livro “ Macau nos anos da Revolução Portuguesa – 1974/1979”, editado pela GRADIVA, onde creio que o assunto teria ficado definitivamente esclarecido.
Agora volta o DN, pela pena de Helena Tecedeiro, ao mesmo, incluindo uma frase novelesca como resposta de Pequim. Há quase 40 anos que tento esclarecer o que se passou, sem sucesso e sem correções de erros feitos no passado. Ora a História não pode ser feita com esta leviandade.
Peço que o meu livro seja lido e que haja uma correção no texto do DN ou que então a Senhora Jornalista nos informe quais são os dados que dispõe para poder fazer tal afirmação. Estou preparado para a resposta habitual e estou sempre disponível.
                                                                                             Cascais, 29 de Agosto de 2014
Com os meus melhores cumprimentos,
                                                                                               José Eduardo Garcia Leandro
                                                                                               Governador de Macau (1974/79)


Sem comentários: