Google+ Followers

Google+ Followers

quinta-feira, 18 de março de 2010

COISAS BOAS

Farol da Ponta da Barca comemora 80 anos

A Marinha Portuguesa assinala domingo os 80 anos de funcionamento do Farol da Ponta da Barca, na Graciosa, que possui a torre mais alta entre todos os faróis existentes no arquipélago dos Açores.

O Farol da Ponta da Barca, situado na costa noroeste da Graciosa, é constituído por um edifício simétrico de um só piso, de onde se eleva uma torre cilíndrica central com 23 metros de altura.

A sua localização, a que se deve acrescentar a altura da falésia onde se encontra, coloca a sua luz a 71 metros acima do nível médio do mar, sendo visível a 20 milhas náuticas (cerca de 37 quilómetros).

Este farol, apesar de estar incluído no Plano Geral de Balizagem de 1883 e de a sua localização ter sido aprovada em 1902, apenas foi inaugurado a 1 de Fevereiro de 1930.

O seu equipamento de relojoaria, a óptica e a lanterna foram adquiridos em França, envolvendo um investimento de cerca de 72 mil escudos (cerca de 362 euros).

O Farol da Ponta da Barca foi electrificado em 1958 com a instalação de dois grupos heterogéneos e, a partir de 1999, passou a ser abastecido com energia eléctrica da rede pública e foi também automatizado.

O programa das comemorações dos 80 anos de funcionamento deste farol inclui, além da cerimónia oficial, passeios de bicicleta, a cavalo e de moto pelos faróis e farolins existentes na Graciosa.

Nesta ilha do Grupo Central dos Açores, além do Farol da Ponta da Barca, existe o Farol do Carapacho e os farolins do Porto da Praia e da Calheta.

O Farol da Ponta da Barca estará disponível para visitas escolares entre 24 de Março e 24 de Abril, podendo ser visitado pelo público a 27 e 28 de Abril.

por: Luís Costa

Sem comentários: