sábado, 24 de setembro de 2011

A IR

SEMINÁRIO “OS MILITARES NA SOCIEDADE”
13 e 14 de Outubro de 2011
A valorização e o reconhecimento do papel dos militares na sociedade
Auditório do Centro de Apoio Social de Oeiras/IASFA


Consciente de que os injustos desenvolvimentos que se verificam na formação da opinião pública, que vêm levando, inclusivamente, à enorme degradação dos nossos direitos, têm a ver com o progressivo afastamento, por parte de decisores e de cidadãos em geral, da abnegada e empenhada realidade que constitui o dia-a-dia dos Militares e das Forças Armadas, a AOFA vai promover um Seminário, nos próximos dias 13 e 14 de Outubro, que tem como objectivo:
“Valorizar o papel dos militares e das Forças Armadas na sociedade portuguesa, no actual contexto de crise económica e social, em que assume particular relevância o potencial das suas competências e capacidades.”
Através de testemunhos transmitidos na primeira pessoa, militares e civis darão conta do que os Militares fazem em prol da Sociedade que se Honram de Servir.
Ficará muitíssimo por dizer, face à multiplicidade de missões que os Militares cumprem.
No entanto, perpassarão pelo Seminário a excelência do desempenho dos Militares no âmbito operacional, sistematicamente reconhecida a nível internacional, bem como a abnegação e entrega de que dão provas no cumprimento das missões de interesse público, não esquecendo o contributo que trazem para a economia e áreas de interesse científico do País.
Do Báltico aos Balcãs, passando pela Guiné e pelo Corno de África, às missões de Busca e Salvamento e de apoio às situações de emergência e catástrofe, com todas as valências que isso envolve, sem deixar de ter presente a influência exercida no âmbito da Cooperação Técnico-Militar e os seus reflexos na CPLP, bem como os novos desafios, até científicos, que se colocam com a pretendida extensão da plataforma continental, o Seminário procurará dar um retrato, tanto quanto possível equilibrado, do muito que as Forças Armadas vêm fazendo.
Intervirão distintíssimos cidadãos, de que, sem qualquer desprimor para os que, em princípio, também já asseguraram a sua participação, me permito destacar, pelo especial significado que a sua adesão ao projecto acarreta, os nomes de: Prof. Dr. Adriano Moreira; Deputado Dr. Guilherme Silva, Vice-Presidente da Assembleia da República; ALM Melo Gomes (ex-CEMA); VALM Silva Fonseca (ex-Comandante Naval).
É-nos, também, particularmente grato reconhecer a compreensão manifestada para com a iniciativa por parte de Suas Exas. os Chefes dos Estados-Maiores.
Oportunamente, será divulgado o programa definitivo de uma iniciativa que reputamos de enorme interesse e actualidade, uma vez que também servirá para demonstrar, inequivocamente, a coesão que é apanágio dos Oficiais das Forças Armadas.
O Presidente da AOFA – Manuel Martins Pereira Cracel – Coronel TPAA   

Sem comentários: