domingo, 8 de dezembro de 2013

BOA

MOEDA COMEMORATIVA DOS 100 ANOS DO PRIMEIRO SUBMARINO PORTUGUÊS APRESENTADA NO ALFEITE


A moeda de coleção comemorativa dos 100 Anos do Espadarte - Primeiro Submarino Português foi  apresentada na Base Naval de Lisboa, no Alfeite.
A cerimónia de apresentação da moeda foi presidida pelo capitão-de-fragata Mário Silva Gouveia, comandante da Esquadrilha de Submarinos, e por Rodrigo Brum, vogal do conselho de administração da INCM, tendo contado com a presença de várias individualidades civis e militares, designadamente o vice-almirante José Montenegro, comandante Naval, e Maria Luísa Pacheco, vogal do conselho de administração da INCM.
NRP Espadarte foi encomendado em 1907, ainda durante o reinado de D. Carlos I, e foi construído nos Estaleiros La Spezia, em Itália. Em 15 de abril de 1913 foi entregue à Marinha Portuguesa, tornando-a numa das primeiras do mundo a ser equipada com este tipo de plataforma de armas.
A moeda que celebra o centenário do NRP Espadarte, da autoria de José Bandeira e Delgado Nunes, conta com uma emissão de 2500 exemplares em prata com acabamento proof, embalados em estojo com certificado de garantia, e de 100 000 exemplares em cuproníquel com acabamento normal.