sábado, 14 de fevereiro de 2009

ADEUS AMIGO

José Manuel Ferreirinho de Sousa Gonçalves nasceu em 29-5-1943, em Lisboa.
Este oficial "comando" foi comandante de um grupo de combate da 2ª Companhia de Comandos do Coronel Jaime Neves, em Moçambique (1966-67).
No "Verão Quente" colaborou nos CDL (com Soares Carneiro e José Pais) e, com o Comandante da TAP, Vítor Ribeiro, montou a Associação de Comandos, em 1975.
Teve papel preponderante no 25 Novembro depois de se ter oferecido para comandar uma das duas companhias de "convocados"- "comandos" voluntários, que regressaram às fileiras do Exército, depois do serviço militar cumprido -, e que foram "recrutadas" por si e pelo Comandante Vítor Ribeiro
Prestou serviço na GNR, num período difícil de normalização da vida nacional, no pós-revolução, nomeadamente em Beja (Comandante de Secção), na recuperação das herdades antes nacionalizadas na Reforma Agrária, e em Setúbal e Sintra, onde foi comandante das Companhias locais.
Foi Presidente da Associação de Comandos em 1992/98.
O Capitão Gonçalves partiu hoje , para sempre , do nosso convívio.
Oficial miliciano dos Comandos , "realistou-se" em 1975 , para comandar uma das companhias de Jaime Neves na acção do 25 de Novembro contra o Regimento de Lanceiros na Ajuda.
Foi um "heroi" , na verdade do termo, mas nunca compensado nem reconhecido , como vai sendo hábito neste novo Portugal socialista.

Sem comentários: