terça-feira, 25 de agosto de 2009

ESSE EXPRESSO!!!!!!



Exmo. Senhor
Dr.Henrique Monteiro
Director do Jornal “Expresso”

Estoril 20 de Agosto de 2009

Exmo. Senhor

A APE, Associação dos Portugueses no Estrangeiro, manifesta-se profundamente indignada e condena de forma veemente um artigo publicado no dia 18 de Agosto de 2009, no “Jornal Expresso”, assinado por Henrique Raposo. Trata-se de uma verdadeira afronta a todos os portugueses residentes no estrangeiro.
O “Três Portugais” é dos escritos mais ofensivos e grosseiros que nos recordamos alguma vez ter lido e é um flagrante exemplo do recalcamento obsceno de uma casta de pseudo-intelectuais deste País, que desprezam os tais 5 milhões de Portugueses que vivem fora de Portugal.
Conteúdos do tipo, “os emigrantes que regressam à pátria montados nas suas fanfarronas bombas de matrícula amarela”, “aquele Portugal do garrafão e do Graciano Saga incomoda” ou “nós rejeitamos os emigrantes porque eles nos fazem lembrar aquilo que queríamos esquecer: o atraso histórico de Portugal”, são reveladores de uma mentalidade salazarenta cuja linguagem, infelizmente, ao que parece ainda tem lugar em certos jornais portugueses.
Seria curial esperar-se que o sr. Secretário de Estado das Comunidades, perante uma investida desta dimensão, reagisse energicamente, através da sua assessoria de Imprensa, condenando a linguagem xenófoba de um jornalista que além de malcriado é ignorante. Mas não o fez como devia. Fazemo-lo nós.
A APE, Associação dos Portugueses no Estrangeiro, certa que está interpretar o sentimento de repúdio de milhões de portugueses emigrados solicita a V. Exa. que nos explique claramente o objectivo ou o alcance de tão vergonhoso artigo. A liberdade de Imprensa, conquistada, entre outras, com o 25 de Abril, não pode servir de desculpa ou justificação para um infame artigo com este teor.
Com os melhores cumprimentos
Comendador José João Morais
Para a Cacine , "Expresso só o café"

Sem comentários: