segunda-feira, 24 de agosto de 2009

JÁ ERA

Demolição não apaga tragédia
"Às 20 horas de ontem - segundo as autoridades, para aproveitar as boas condições da maré, mas bem a tempo de aparecer na abertura dos telejornais -, as máquinas começaram a demolir o que restava do penedo que, na quinta-feira, desabou e matou cinco pessoas, na praia Maria Luísa, em Albufeira.
Dezenas de veraneantes prolongaram a praia, já depois do pôr-do-sol, para assistir e registar o momento em fotografias, mas também houve quem preferisse não assistir.
Vitoriano Cabrita, capitão de mar e guerra da Marinha Portuguesa, tem casa na zona e frequenta a praia há mais de 30 anos. Garante que já por diversas vezes alertou várias pessoas para o perigo de estarem demasiado próximo das arribas, mas "as pessoas não querem saber". "Faltam os cabos de mar da Marinha que, antigamente, impunham respeito", clama aquele oficial reformado, lamentando que o trágico acidente "não sirva de lição". Embora concorde com a demolição, o oficial sente-se "emocionalmente ligado à praia" e à rocha ontem parcialmente derrubada, pelo que preferiu não assistir ao trabalhos das três máquinas que, a pouco e pouco, desfizeram o penedo até uma dimensão considerada segura. Com um simples encosto, a rocha desfazia-se numa nuvem de pó. A memória não será apagada: o que resta servirá de registo e também de protecção à falésia."
Este "peneco" ainda existe, pois é de outra praia

Sem comentários: