domingo, 23 de agosto de 2009

MARIA LUISA


"É a primeira praia a nascente da Marina de Albufeira e situa-se em plena malha urbana, no centro antigo de Albufeira. O acesso ao areal é feito através de um túnel escavado na arriba calcária, situado nas ruelas estreitas do centro turístico onde se multiplicam bares, lojas de artesanato e praças solarengas. O túnel dá acesso a uma enorme varanda sobre a praia, com esplanadas de onde se pode contemplar o mar. Para poente avistam-se os molhes da marina e a arriba alta onde se assoma uma linha de casario muito branco, com um miradouro que oferece uma fabulosa vista panorâmica sobre as praias de Albufeira e uma enorme escadaria que permite o acesso ao areal. Na base desta arriba é possível fazer um passeio pedonal contornando o maciço rochoso na direcção da marina, prestando a devida atenção à face da arriba, dada a possibilidade de ocorrerem deslizamentos de pedras. Um enorme leixão(*) de tons quentes deteve-se no areal, resistindo ao recuo generalizado da arriba e constituindo um elemento distintivo da praia, já que estas formações rochosas são designadas localmente por “penecos”. Trata-se duma praia de carácter urbano, muito frequentada.

Nota: Uma vez que existe a possibilidade de ocorrer desprendimento de pedras, recomenda-se atenção à faixa junto às arribas.

Acesso: Pedonal a partir do centro antigo de Albufeira, ou do miradouro em Albufeira Poente. Estacionamento ordenado. Equipamentos de apoio (restaurantes e WC) e vigilância na época balnear. Orientação: sul."
Nota:1-Graças a um velho lobo do mar e bom Amigo .
2-veja-se os avisos para o desprendimento de pedras, neste caso para a praia do túnel.

Sem comentários: