quinta-feira, 19 de maio de 2011

LÁ VAI ELE


 O ministro da Defesa Nacional, augusto ernesto santos silva, acompanhado pela Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, e pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Marcos Perestrello, presidirá a uma cerimónia no âmbito das comemorações do “Dia Europeu do Mar” - que se celebra no dia 20 de Maio .
Os convidados terão a oportunidade de assistir a apresentações e iniciativas relativas a alguns projectos que a EMAM tem desenvolvido, nomeadamente, o Concurso Literário “Um Mar de Contos”, o “Passaporte do Mar”, o “M@rBis” (Sistema de Informação para a Biodiversidade Marinha) e o projecto “PROFUNDIS” (relativo a arqueologia subaquática).
Ao “Passaporte do Mar”, será dado um importante passo para o desenvolvimento do projecto: a EMAM vai assinar protocolos de colaboração com diversas entidades que irão, deste modo, oficializar a sua adesão ao Passaporte. São elas: o Zoomarine; o Centro Ciência Viva, de Vila do Conde; a Direcção Regional dos Assuntos Culturais da Madeira (em representação da Casa Colombo Museu do Porto Santo e o Museu Etnográfico da Madeira); a Comissão Cultural da Marinha (que vai associar ao Passaporte do Mar o Aquário Vasco da Gama, o Museu da Marinha, o Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão, o Navio Museu Fragata “D. Fernando II e Glória” e o Planetário Calouste Gulbenkian); o Museu de Scrimshaw do Peter Café Sport, na Horta; e a Fábrica da Baleia de Porto Pim, gerida pelo Observatório do Mar dos Açores.


Programa

11h00 Início das comemorações
Intervenção do Prof. Pinto de Abreu, Responsável pela EMAM
11h10 Cerimónia de assinatura de protocolos do “Passaporte do Mar”
11h30 Cerimónia de entrega de prémios aos vencedores do concurso literário “Um Mar de Contos”
11h45 Apresentação do “M@rbis” e anúncio da Campanha (EMAM/PEPC/M@rbis 2011-Madeira e Açores)
11h55 Apresentação do “PROFUNDIS”, Museu Virtual do Património Arqueológico Subaquático (Projecto conjunto do Ministério da Defesa Nacional e do Ministério da Cultura)
12h05 Intervenção do ministro da Defesa Nacional
12h15 Visita ao Pavilhão EMPEC do ROV (com demonstração)
Ponto de Imprensa*


* O mais importante para o ministro

Sem comentários: