quarta-feira, 4 de junho de 2014

ÀS ARMAS

14.1.14
G:\EME\12 ja\Pin IO_castanho.tif
114 anos





INSTITUTO DE ODIVELAS:
- SABIA QUE …?


Sabia que…

uma aluna do Instituto de Odivelas sai mais barata ao Erário Público do que uma aluna/um aluno de outra escola do ensino público?

para um percurso de 8 anos sem reprovações, uma aluna do Instituto de Odivelas custa ao Estado aproximadamente 31.000€ versus 46.000€ para uma aluna/um aluno do ensino público?

os custos com as alunas do Instituto de Odivelas integram a preservação de um monumento com 700 anos, o Mosteiro de Odivelas?

foram impedidas de entrar no Instituto de Odivelas 60 novas alunas para o 5ª ano, o que representa um prejuízo para o Estado de cerca de 1 milhão de euros?


Sabia que…

o Estado reconhece e financia a especificidade do ensino de várias escolas (agrícolas, artísticas, etc.) e que esse ensino chega a custar 8 vezes mais do que o valor médio por aluna/aluno calculado pelo Tribunal de Contas?

a especificidade do Instituto de Odivelas é a sua oferta educativa abrangente e a qualidade e diversidade do seu currículo escolar?


Sabia que…

o Instituto de Odivelas se tem posicionado sucessivamente nos primeiros lugares dos rankings nacionais das escolas públicas? E que em 2012 o Instituto de Odivelas foi a melhor escola pública secundária do distrito de Lisboa e a segunda melhor a nível nacional?

em 2013, 95% das alunas finalistas do Instituto de Odivelas entraram para a Universidade, 67% das quais para o curso de primeira escolha?

em 2013, o jornal Diário Económico refere o Instituto de Odivelas como uma das escolas que melhor prepara as alunas para o ensino superior?


Sabia que…

o Instituto de Odivelas é uma instituição centenária e que quando da sua criação, em 1900, tinha já como objectivo “…dar às alunas … a instrução profissional que possa, de futuro, criar-lhes os precisos meios de subsistência.” (Ordem do Exército n.º 2 – 9 de março de 1899)?

o Instituto de Odivelas é o único internato feminino existente em Portugal? E que as alunas/famílias podem optar pelo regime internato/externato consoante as suas necessidades?

o Estado financia o ensino diferenciado privado, mas quer encerrar o Instituto de Odivelas que é a única escola pública com ensino diferenciado em Portugal?

a Alemanha introduziu o ensino diferenciado dentro do sistema público e que só em Berlim existem 180 dessas escolas?
em França existem 238 e no Reino Unido 1902 escolas de ensino diferenciado, muitas da rede pública? 
e que nos Estados Unidos existem cerca de 2.000 escolas de ensino diferenciado, com crescimento exponencial no sector público?


Sabia que…

ao privar-se as raparigas da única escola pública de ensino diferenciado em Portugal e ao deslocá-las para um colégio de rapazes, o Colégio Militar, se está a promover a discriminação e não a “extinguir a ultima limitação de género da república portuguesa (!)” cf. afirmava a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa em artigo publicado no DN em 2 de Setembro de 2013? E que esta afirmação demonstra enorme desconhecimento da realidade nacional em matéria de igualdade e ignorância de conceitos básicos como o da igualdade de oportunidades?

ainda hoje não se descortinam razões objectivas para não se proceder inversamente, encerrando o Colégio Militar e abrindo o Instituto de Odivelas aos rapazes, tanto mais que os resultados escolares das alunas do Instituto de Odivelas são muito superiores aos resultados escolares dos alunos do Colégio Militar?



Sabia que…

o Instituto de Odivelas evoluiu para também dar suporte às famílias civis, incluindo as que têm funções no exterior?

o Instituto de Odivelas tem sido um importante instrumento na política de relacionamento com os PALOP, acolhendo e formando alunas oriundas desses países, futuras actrizes do panorama internacional?


Sabia que…

o Senhor Presidente da República, na sua visita ao Instituto de Odivelas, referiu que: “…o Instituto de Odivelas é uma instituição de elevada credibilidade, que interessa a Portugal acarinhar e incentivar, e da qual têm saído mulheres que têm prestado relevantes serviços ao País nas diversas áreas da cultura, das artes e das ciências, fazendo votos para que continue a preservar e honrar a sua história, as suas tradições e os seus princípios.”

o anterior Secretário de Estado, Braga Lino, quando da sua visita ao Instituto de Odivelas escreveu no Livro de Honra: “…o Instituto tem-se distinguido pela excelência do ensino ministrado mas, sobretudo, pelos sólidos valores transmitidos a todas as suas Alunas – Rigor, Cidadania e Formação Ética.”

na 113ª abertura solene do ano lectivo no Instituto de Odivelas, no passado dia 8 de Novembro, não estiveram presentes nem o Ministro da Defesa Nacional (que nunca visitou a instituição), nem a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, nem o Ministro da Educação e que os Adidos Militares do Brasil, Itália, França, Inglaterra, Alemanha e dos Estados Unidos da América estiveram presentes e entregaram prémios às melhores alunas?


DUC IN ALTUM!

Ana Manuela de Castro Coucello (68/1959); Ana Maria Trindade Lobo (275/1956); Conceição Chitas de Brito (246/1956); Elsa Maria Tenrinho Martins Magro (135/1979); Leonor Ornelas de Medeiros Tavares (16/1954); Maria Isabel Santos de Almeida Joglar (362/1959); Maria João Oliveira Baptista Marcelo Curto (254/1960); Maria Luís Souto de Figueiredo (225/1956); Maria Teresa Carvalho Magalhães (334/1972); Sofia Vaz Serra (381/1974);



Sem comentários: