segunda-feira, 30 de junho de 2014

DOMUS NOSTRA

"O Governo declarou hoje como monumentos de interesse público quatro igrejas e uma capela de várias zonas do país, através de portarias do Gabinete do Secretário de Estado da Cultura .
A igreja de Nossa Senhora da Graça do Divor (Distrito de Évora), posterior à construção do Aqueduto da Prata, inaugurado em 1537, é distinguida pelo seu interior, que “alberga um notável conjunto de azulejaria seiscentista de fatura lisboeta, datável dos anos 30 do século XVII”.
Quanto à igreja de Santo Isidoro, em Cavernães, (Distrito de Viseu), que resulta da campanha de renovação que ampliou, ao longo do século XVIII, um primitivo templo quinhentista, também se realça a “riqueza do património integrado do interior, talha e pintura”.
A igreja da Misericórdia de Ferreira do Alentejo (Distrito de Beja) corresponde a “um modelo maneirista de gosto regional e despojamento característico do estilo chão”, com destaque, no exterior, para “o delicado e exuberante portal manuelino” e, no interior, o retábulo barroco do altar.
Outro monumento de interesse público é o conjunto da igreja e antigo Convento de São Francisco em Castelo de Vide (Distrito de Portalegre), fundado em 1585.
Na Capela da Senhora da Saúde (Distrito de Viseu), edificada na segunda metade do século XVI, destaca-se o “importante conjunto de pinturas murais”, no interior."
In Iglesia

Sem comentários: