domingo, 15 de junho de 2014

BOM

“Santa Maria Manuela” no Porto de Setúbal

O lugre “Santa Maria Manuela” realizou uma breve visita ao Porto de Setúbal no dia 3 de junho, ostentando a bandeira da APSS. Nesta primeira e breve visita estiveram a bordo representantes da APSS, da Capitania e da Câmara Municipal.



No âmbito do Protocolo de Cooperação assinado com a APSS, em setembro de 2013, o “Santa Maria Manuela” (www.santamariamanuela.pt/pt) divulga o Porto de Setúbal pelos portos que escala, através da distribuição de documentação de promoção.

A histórica embarcação, ex-bacalhoeiro “Santa Maria Manuela”, é um lugre “gémeo” do “Creoula”, construído em 1937, com 68,64 metros de comprimento, uma tripulação de 22 elementos e com capacidade para 50 passageiros.

Desde 2010, para além de participar em festivais e regatas de grandes veleiros, é utilizado em atividades de turismo cultural de vocação marítima, nomeadamente, relativas a matérias ligadas à cartografia marítima, navegação à vela, funcionamento de instrumentação náutica antiga e moderna, história da pesca do bacalhau, biologia marinha e astronomia, complementadas com a realização de workshops e debates.

Sem comentários: