segunda-feira, 25 de maio de 2009

DIA da MARINHA


Milhares de pessoas enfrentaram as filas de trânsito e o sol abrasador que se fez sentir, ontem à tarde na Praia da Barra, só para assistir ao desfile naval, um dos momentos altos das comemorações do Dia da Marinha que este ano tiveram Aveiro e Ílhavo como cidades anfitriãs.
E por entre as milhares de pessoas anónimas que assistiram e os muitos oficiais da Marinha e entidades convidadas, destacava-se a presença de um antigo aluno da Escola Naval que, por sinal, é também o presidente da Câmara de Ílhavo.
Ribau Esteves no início da semana falava da sua expectativa para ver se o Navio Escola Sagres este ano sairia da barra do Porto de Aveiro "a todo o pano", isto é, com as velas todas desfraldadas. E a tradição voltou a cumprir-se cinco anos depois. A saída fez-se a "todo o pano", embora, diz Ribau, "isto tenha sido só para a fotografia, mas a culpa não é do comandante que se nota que se esforçou". "Para além de estar pouco vento, está no quadrante oposto ao que deveria estar e não enche as velas. Não há mesmo condições para velejar", explicava o antigo aluno da Escola Naval.
Mas nem só de Sagres se fez o desfile. O submarino Barracuda, a fragata Bartolomeu Dias e as demonstrações dos fuzileiros e dos helicópteros foram as principais motivações de muitas das pessoas que estiveram, ontem, na Barra.
"Vim, acima de tudo, para ver o submarino porque nunca vi nenhum", diz André Soares, de Aveiro, que esteve mais de uma hora ao sol à espera que o desfile começasse. Na zona da "meia laranja" e do paredão da Praia da Barra, que se encheram de "espectadores", avistavam-se muitos guarda-chuvas abertos.
Emanuel Santos, da Gafanha da Encarnação, anda com uma cadeira debaixo do braço. Diz ao JN que a mãe não pode estar muito tempo de pé. Quem não se preveniu, acabou por ter de ficar de pé ou sentar-se nas rochas junto ao paredão. Para proteger do sol, valeram algumas camisolas que, durante quase duas horas, serviram de chapéu.
Maria Isabel, da Gafanha da Nazaré, diz que não gosta de barcos, porque costuma enjoar, mas não perdeu o desfile. "Estes barcos fazem a paisagem ainda mais bonita".
Na sessão solene do Dia da Marinha foi anunciado, pelo Almirante Fernando de Melo Gomes, Chefe do Estado-Maior da Armada, que "um dos futuros patrulhas oceânicos será baptizado com o nome de Ria de Aveiro, como sinal simbólico de respeito e homenagem pelas gentes desta região". Na cerimónia esteve ainda presente o ministro da efesa, luís severiano teixeira.

Nota 1-Não sabia que Ribau Esteves frequentou a Escola Naval

Nota 2-Pena a presença de quem não faz falta nenhuma

1 comentário:

CS disse...

Para além de boas reportagens na imprensa local e de umas escassas notícias em dois ou três diários, alguém deu pela efeméride nos mass media, designadamente nos vários canais da TV (que temos)?...

Domingo e segunda-feira dei-me ao suplício de, fazendo um furioso zapping, suportar horas de noticiário futebolístico na esperança de, em qualquer "buraco" entre notícias, poder descortinar uma breve referência que fosse do evento, mas... NICLES!