terça-feira, 17 de maio de 2011

O QUE É ISTO?

A Casa de Portugal (Residência André Gouveia) é uma das residências universitárias da Cité Internationale Universitaire de Paris. Em 1960, a Fundação Calouste Gulbenkian compremeteu-se com a CIUP a mandar construir no seu parque uma residência para os estudantes atelia portugueses. Foi alvo de uma reabilitação em 2007, através do, que lhe atribuiu nova "pele" perfurada dourada, recriando o motivo do pavimento da calçada envolvente. PoisÉ actualmente um dos marcos arquitectónicos desta cidade universitária, sendo uma das residências mais modernas. O arquitecto deste projecto, Vincent Parreira, é francês de origem portuguesa.

A principal intervenção foi o trabalho efectuado nas fachadas. O corpo existente foi totalmente pintado de um cinza escuro. A segunda pele está afastada da fachada, permitindo criar acessos, tanto para o jardim, como para o ré-de-chão. Pontualmente, foi aplicada sinalização fluorescente, que cria um jogo aleatório de luzes com os faróis dos caros que passam na avenida. Este jogo de luz cénico é bastante adaptado à configuração urbana do edifício. cria um jogo aleatório de luzes com os faróis dos caros que passam na avenida. Este jogo de luz cénico é bastante adaptado à configuração urbana do edifício.
A Casa de Portugal (Residência André Gouveia) é uma das residências universitárias da Cité Internation


atelia portugueses. Foi alvo de uma reabilitação em 2007, atrao de luz cénico é bastante adaptado à configuração urbana do edifício. cria um jogo aleatório de luzes com os faróis dos caros que pass é bastante adaptado à configuração urbana do edifício.

1 comentário:

Manel disse...

Dizem-me que já não é, ou seja, que a Gulbenkian a entregou ao estado francês.
Será possível????