sexta-feira, 13 de maio de 2011

FRAUDE


O Ministério das Finanças e da Administração Pública (MFAP) está a alertar os utilizadores do Portal das Finanças para a existência de um ataque de «phishing» que usa o nome da DGCI no envio de mensagens fraudulentas. 

De acordo com o ministério são enviadas mensagens falsas, que usam uma imagem das «Declarações Electrónicas» e que têm o seguinte texto «Informativo no link abaixo», seguido do link e da expressão «Disponível por 72 horas». 

O MFAP alerta para o facto de tais mensagens serem falsas, referindo que «embora, aparentemente, o link esteja apontado para o site Portal das Finanças, a ligação é efectuada para um domínio de um país asiático. O ficheiro infectado é proveniente de um site de um país da América do Norte». 

«Todas as mensagens e-mail que a DGCI envia aos contribuintes identificam sempre o nome completo e o número de identificação fiscal (NIF) dos destinatários. A DGCI não envia nunca mensagens de correio electrónico genéricas e sem aquela identificação. O nome e o NIF que são enviados nas mensagens e-mail são sempre exactamente iguais aos que constam do cartão do contribuinte (ou do cartão do cidadão)», explica o MFAP, que acrescenta ainda que «a DGCI só envia mensagens e-mail aos contribuintes que tenham senha de acesso ao Portal das Finanças e que a tenham autorizado a enviar-lhes essas mensagens. As mensagens são sempre enviadas para o endereço electrónico que os contribuintes indicaram no Portal das Finanças e nunca para qualquer outro».

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho graça à etiqueta