quarta-feira, 11 de julho de 2012

RIDICULO

Ao nomear uma comissão de 26 Personalidades, onde só 3 são Militares, para elaborar uma draft do conceito estratégico de defesa Nacional, o ministro aguiar ifen branco ou se torna perfeitamente ridículo ou , o que já é mau, está a gozar com as Forças Armadas.

Para gosto de alguns Militares da CACINE , este senhor começa a esticar demasiado a corda



O Conceito Estratégico de Defesa Nacional (CEDN) atualmente em vigor data de 2003 e visa definir as prioridades do Estado em matéria de defesa e de acordo com o interesse nacional, sendo parte integrante da Política de Defesa Nacional.
Aprovado em Conselho de Ministros - pela Resolução n.º 6/2003 - e no rescaldo dos incidentes de 11 de setembro, o seu conteúdo está muito focalizado nas ameaças do «terrorismo transnacional» e no combate assimétrico desenvolvido por atores não tradicionais.
Para melhor responder ao «novo ambiente político-estratégico» do pós-11 de setembro, o atual CEDN prevê uma evolução da fronteira estabelecida entre os conceitos de segurança e defesa, em prol de uma maior rentabilização dos meios e de uma melhor eficiência na prevenção e combate, perante os «atuais» riscos e ameaças. Põe ainda a tónica na ideia de segurança cooperativa, com reflexos no desenvolvimento das organizações internacionais (ONU, OSCE, NATO, UE, entre outras).
O CEDN está organizado em nove capítulos, cujos títulos são os seguintes:
1. Introdução;
2. Enquadramento internacional;
3. Enquadramento nacional;
4. Os valores permanentes da defesa nacional;
5. O espaço estratégico de interesse nacional;
6. As ameaças relevantes;
7. Sistema de alianças e organizações internacionais;
8. Missões e capacidades das Forças Armadas;
9. Meios necessários e políticas estruturantes.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quem preside? Quanto vai receber o Presidente e cada um dos seus membros para no fim o documento não servir para nada de util ou pratico.

Manuel Leonardo disse...

Se nao se poserem de capa o "Almirante Portas ", sera o 4- militar. Ja tem a sua frota arregimentada
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada