sábado, 8 de fevereiro de 2014

FICA A SABER


14.1.14
114 anos





INSTITUTO DE ODIVELAS:
- SABIA QUE …?


Sabia que…

uma aluna do Instituto de Odivelas sai mais barata ao Erário Público do que uma aluna/um aluno do ensino público?

para um percurso de 8 anos sem reprovações, uma aluna do Instituto de Odivelas custa ao Estado aproximadamente 31.000€ versus 46.000€ para uma aluna/um aluno do ensino público?

os custos com as alunas do Instituto de Odivelas integram a preservação de um monumento com 700 anos, o Mosteiro de Odivelas?

foram impedidas de entrar no Instituto de Odivelas 60 novas alunas para o 5ª ano, o que representa um prejuízo para o Estado de cerca de 1 milhão de euros?


Sabia que…

o Estado reconhece e financia a especificidade do ensino de várias escolas (agrícolas, artísticas, etc.) e que esse ensino chega a custar 8 vezes mais do que o valor médio por aluna/aluno calculado pelo Tribunal de Contas?

a especificidade do Instituto de Odivelas é a sua oferta educativa abrangente e a qualidade e diversidade do seu currículo escolar?


Sabia que…

o Instituto de Odivelas se tem posicionado sucessivamente nos primeiros lugares dos rankings nacionais das escolas públicas? E que em 2012 o Instituto de Odivelas foi a melhor escola pública secundária do distrito de Lisboa e a segunda melhor a nível nacional?

em 2013, 95% das alunas finalistas do Instituto de Odivelas entraram para a Universidade, 67% das quais para o curso de primeira escolha?

em 2013, o jornal Diário Económico refere o Instituto de Odivelas como uma das escolas que melhor prepara as alunas para o ensino superior?


Sabia que…

o Instituto de Odivelas é uma instituição centenária e que quando da sua criação, em 1900, tinha já como objectivo “…dar às alunas … a instrução profissional que possa, de futuro, criar-lhes os precisos meios de subsistência.” (Ordem do Exército n.º 2 – 9 de março de 1899)?

o Instituto de Odivelas é o único internato feminino existente em Portugal? E que as alunas/famílias podem optar pelo regime internato/externato consoante as suas necessidades?

o Estado financia o ensino diferenciado privado, mas quer encerrar o Instituto de Odivelas que é a única escola pública com ensino diferenciado em Portugal?

a Alemanha introduziu o ensino diferenciado dentro do sistema público e que só em Berlim existem 180 dessas escolas?
em França existem 238 e no Reino Unido 1902 escolas de ensino diferenciado, muitas da rede pública? 
e que nos Estados Unidos existem cerca de 2.000 escolas de ensino diferenciado, com crescimento exponencial no sector público?


Sabia que…

ao privar-se as raparigas da única escola pública de ensino diferenciado em Portugal e ao deslocá-las para um colégio de rapazes, o Colégio Militar, se está a promover a discriminação e não a extinguir a ultima limitação de género da república portuguesa (!) cf. afirmava a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa em artigo publicado no DN em 2 de Setembro de 2013? E que esta afirmação demonstra enorme desconhecimento da realidade nacional em matéria de igualdade e ignorância de conceitos básicos como o da igualdade de oportunidades?

ainda hoje não se descortinam razões objectivas para não se proceder inversamente, encerrando o Colégio Militar e abrindo o Instituto de Odivelas aos rapazes, tanto mais que os resultados escolares das alunas do Instituto de Odivelas são muito superiores aos resultados escolares dos alunos do Colégio Militar?



Sabia que…

o Instituto de Odivelas evoluiu para também dar suporte às famílias civis, incluindo as que têm funções no exterior?

o Instituto de Odivelas tem sido um importante instrumento na política de relacionamento com os PALOP, acolhendo e formando alunas oriundas desses países, futuras actrizes do panorama internacional?


Sabia que…

o Senhor Presidente da República, na sua visita ao Instituto de Odivelas, referiu que: “…o Instituto de Odivelas é uma instituição de elevada credibilidade, que interessa a Portugal acarinhar e incentivar, e da qual têm saído mulheres que têm prestado relevantes serviços ao País nas diversas áreas da cultura, das artes e das ciências, fazendo votos para que continue a preservar e honrar a sua história, as suas tradições e os seus princípios.”

o anterior Secretário de Estado, Braga Lino, quando da sua visita ao Instituto de Odivelas escreveu no Livro de Honra: “…o Instituto tem-se distinguido pela excelência do ensino ministrado mas, sobretudo, pelos sólidos valores transmitidos a todas as suas Alunas – Rigor, Cidadania e Formação Ética.”

na 113ª abertura solene do ano lectivo no Instituto de Odivelas, no passado dia 8 de Novembro, não estiveram presentes nem o Ministro da Defesa Nacional, nem a Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, nem o Ministro da Educação e que os Adidos Militares do Brasil, Itália, França, Inglaterra, Alemanha e dos Estados Unidos da América estiveram presentes e entregaram prémios às melhores alunas?


DUC IN ALTUM!


Ana Manuela de Castro Coucello (68/1959); Ana Maria Trindade Lobo (275/1956); Conceição Chitas de Brito (246/1956); Elsa Maria Tenrinho Martins Magro (135/1979); Leonor Ornelas de Medeiros Tavares (16/1954); Maria Isabel Santos de Almeida Joglar (362/1959); Maria João Oliveira Baptista Marcelo Curto (254/1960); Maria Luís Souto de Figueiredo (225/1956); Maria Teresa Carvalho Magalhães (334/1972); Sofia Vaz Serra (381/1974); 

2 comentários:

Komander disse...

Bom dia, o meu nome é Eduardo Metzener e sou ex-aluno do Colégio Militar (174/88).
Compreendo a argumentação de sugerir a "troca" dos encerramentos na medida de não quererem que nenhuma encerre, apenas não compreendendo o porquê da escolha que foi feita. Assim e apenas assim entendo o parágrafo que menciona o encerramento do CM, pois de outra forma restar-me-ia apenas lamentar o que consideraria de facada nas costas perante todos os esforços que vêm sido desenvolvidos em conjunto entre as Associações de antigos(as) alunos(as) dos estabelecimentos em questão.
Talvez não fosse de todo mal pensado rectificar o parágrafo ou ponto em questão.
Atenciosamente e com os melhores cumprimentos
Eduardo Metzener

Anónimo disse...

Bom dia Eduardo Metzener, na verdade o comentário a que se refere nunca poderá ser lido como uma "facada nas costas" de ninguém. Os unico gladioador nesta história dos EME é o Sr MDN e o seu despacho que teima em ser irrevogável e que extingue o IO: Somos pela manutenção dos 3 EME e sempre seremos. Esse parágrado é sim uma resposta a Sra SEMDN Berta Cabral utilizando quase uma "lógica da batata", sendo no entanto factual no que se refere aos resultados escolares, como concerteza sabe. Afirmo e reeintero que todas as antigas alunas que promoveram este "Sabia Que" são pela manutenção dos 3 EME. Essa frase tem que ser enquadrada e nunca poderá ser lida, osem o devido enquadramento que está expresso no "Sabia Que...". Com os Melhores Cumprimentos Elsa Magro