sexta-feira, 9 de maio de 2014

DIA DA MARINHA


Agradecendo ao blog :


"As comemorações do Dia da Marinha vão este ano juntar-se às celebrações dos 650 anos da vila de Cascais, num programa de diversas actividades que resultam de "um grande esforço" para contrariar os cortes do Governo.

De acordo com o Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Macieira Fragoso, o programa de actividades, que decorre entre 13 e 20 de maio em Cascais, resulta de "um grande esforço" para mostrar o que faz a Marinha Portuguesa.

"A Marinha, tal como todo o país, sofreu e sofre de restrições financeiras severas, mas não deixa de ter a capacidade de fazer um grande esforço, com todos os recursos que tem, de tentar mostrar aquilo que faz de melhor", afirmou o almirante numa conferência de imprensa realizada hoje no Museu da Marinha, em Lisboa, para apresentar o programa das comemorações do Dia da Marinha.

Exposições, baptismos de mergulho, concertos, actividades desportivas, cerimónia religiosa, cerimónia militar, demonstração de capacidades e o desfile naval incluem o programa de celebrações que este ano acontece em Cascais por celebrar os seus 650 anos de elevação a vila.

"Foi uma grande oportunidade e uma honra para nós, porque Cascais é uma vila que sempre foi muito ligada ao mar e continua a afirmar essa sua vocação. Vamos poder partilhar com os cidadãos aquilo que fazemos e vamos poder dar-nos a conhecer", disse o Chefe do Estado-Maior da Armada

O presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, mostrou-se "profundamente agradecido" por a Marinha Portuguesa ter aceitado o convite da autarquia para integrar as suas comemorações nas da vila.

"Faz todo o sentido. Somos um concelho com uma fortíssima ligação ao mar, quer geograficamente quer na História. Quando fizemos o convite percebeu-se logo a satisfação, por isso, estamos profundamente agradecidos", sustentou o autarca.

De 13 a 20 de maio, o parque de estacionamento junto à Cidadela de Cascais será palco de diversas actividades para prática de mergulho, simuladores, com uma torre de escalada e uma piscina. A 16 de maio, na Praça da Cidadela, irá ainda realizar-se um concerto ao ar livre da Banda da Armada.

Por não ser ainda permitido ancorar navios em Cascais, será no Jardim do Tabaco, em Lisboa, que o público poderá visitar o NRP "Álvares Cabral" e o NTM "Creoula", a 17 de maio.

Na Baía de Cascais, entre 17 e 19 de maio, vão decorrer baptismos de mar a partir de lanchas anfíbias e, na Marina, a partir de lanchas de fiscalização rápidas.

O culminar das comemorações acontece a 18 de maio, com uma cerimónia religiosa na Igreja Nossa Senhora da Assunção, seguida de uma cerimónia militar e da demonstração de capacidades, na Baía de Cascais que, finalmente, acolhe um desfile naval.

Celebrado pela última vez em Cascais em 2001, e reconhecendo a importância histórica e as fortes ligações desta vila ao mar e à Marinha, as comemorações voltam este ano a ter lugar com a baía como cenário. Navios abertos a visitas, batismos de mar, atividades radicais, exposições e um concerto ao ar livre pela Banda da Armada são apenas alguns exemplos.
As atividades iniciam-se no dia 12 de maio com o lançamento do livro de D. Carlos de Bragança no Museu do Mar e com a inauguração da exposição de atividades da Marinha que terá lugar no antigo edifício dos Bombeiros, junto aos Paços do Concelho.
O parque de estacionamento junto à Cidadela de Cascais será o palco de diversas atividades onde o público poderá desfrutar de uma torre de escalada, de uma piscina para batismos de mergulho e de várias outras atividades.
No dia 16 de maio, pelas 22h00, na Praça da Cidadela de Cascais, irá ter lugar o concerto da Banda da Armada.
O NRP Álvares Cabral e o NTM Creoula estarão atracados no Jardim do Tabaco em Lisboa e abertos a visitas durante o dia 17 de maio, tal como na Base Naval do Alfeite situada em Almada, onde podem visitar os NRP Corte-Real, Almirante Gago Coutinho, Andrómeda, Escorpião, Vasco da Gama e Figueira da Foz.


Damos ainda destaque ao dia 18 de maio em que se irá realizar uma Cerimónia Militar no Passeio D. Luís I, uma demonstração de capacidades na Baía de Cascais, e um Desfile Naval entre a Baía e o rio Tejo.
Fontes:
Com a devida vénia à Agência Lusa




Fontes:
Com a devida vénia ao site oficial da Marinha em https://dm2014.marinha.pt/"

NOTA: A guarnição da CACINE  gostaria de saber quais as cerimónias onde irá o sr. aguiar hifen branco ...para não ir ninguém.

1 comentário:

Anónimo disse...

Espero que o Hifen não venha até Cascais. As celebrações do Dia da Marinha não precisam deste "personagem".
SAJ REF Fernando Boaventura