segunda-feira, 12 de maio de 2014

HEROÍNA

Hoje é o dia mundial do Enfermeiro/a

Mas a CACINE não vai especialmente homenagear Florence Farmborough ou Florence Nightingale , mas a nossa Beatriz de Barros Geraz de Lima , enfermeira da Cruz vermelha Portuguesa que em Dezembro de 1917. aquando dos dois bombardeamentos ao Funchal por submersíveis alemães , conseguiu armar uma tenda de socorros e nelas acudir todos os feridos e estropiados.
Em 29 de Julho de 1919 foi galardoada com o grau de Oficial da Ordem da Torre e Espada

Entretanto cá:

O ministro da Saúde revelou que a criação do enfermeiro de família é prioritária e que o diploma legal que o institui será publicado em breve, mas recusa aumentar as atuais competências do enfermeiro obstetra.

Falando aos jornalistas no Dia Internacional dos Enfermeiros, à margem de uma cerimónia de homenagem à primeira bastonária da Ordem, Paulo Macedo disse que «a breve trecho» será publicado o diploma no sentido de criar o enfermeiro de família, uma medida há muito reclamada pela Ordem dos Enfermeiros.
A Ordem dos Enfermeiros homenageou postumamente a enfermeira Mariana Diniz de Sousa, a primeira bastonária e a «maior referência da profissão em Portugal».

Sem comentários: