sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

GAMMA


Estimado/a Senhor/a

Antes de me apresentar permita que lhe apresente o Grupo de Amigos do Museu de Marinha (GAMMA); somos uma Associação sem fins lucrativos que foi fundada, em 1955, por um conjunto de notáveis personalidades de vários quadrantes da nossa sociedade, civis e militares

O seu objectivo é apoiar na promoção, no enriquecimento e na preservação do próprio Museu, bem como da nossa histórica cultura marítima e, em particular, o património material e imaterial da nossa Marinha, seja a Mercante (de Comércio ou de Pesca), a de Receio ou a de Guerra.

Estas informações e as acções de âmbito estatutário que a presente Direcção tem no seu Programa e vem levando a cabo encontram-se no site do Museu, no link do GAMMA

http://museu.marinha.pt/Museu/Site/PT/GAMMA/QuemSomos/ .

Delas constam, sem pretendermos ser exaustivos, as que têm lugar no Museu de Marinha, como as Conversas Informais que ocorrem mensalmente, desde 2007, em torno duma peça em exposição, as Exposições de Modelismo (2008 e de novo em 2010) e outras, como os Concursos de Fotografia e de Modelismo e, em carteira, a Escola de Modelismo, para jovens e menos jovens, que estamos a preparar.

No exterior desenvolvemos o ensino da prática da vela a alunos das Escolas Secundárias de Cascais e Carcavelos, passeios e “Baptismos” de Vela na nossa Canoa do Tejo, a “Boneca”, inscrita na Marinha do Tejo, cujo primeiro Encontro de Embarcações Tradicionais organizámos em 2004.

Dentro e fora temos o projecto “A Minha Escola Adopta um Museu” que, lá e cá, desenvolvemos, há dois anos, com duas Escolas Secundárias (Santarém e Rio Maior) sem mencionar as Visitas Guiadas ao nosso Museu e as dos nossos Amigos a outros Museus.

Desenvolvemos ainda Parcerias com outras instituições, nacionais e internacionais e temos outras iniciativas como a do SELO COMEMORATIVO DOS 55 ANOS que acabámos de lançar.

Já no próximo sábado, dia 13 de Fevereiro, desafiamo-lo a partilhar, no Museu de Marinha, às 1100, a aventura que é a Volta ao Mundo à Vela em solitário, que o nosso convidado, Manuel Gomes Martins, concluiu em 1989. Mas os temas são os mais diversos…

Também um vasto leque de doações ao Museu, feitas pelos Amigos, deveu-se à sua pesquisa e, em grande parte, às suas quotizações.

Empenhamo-nos num momento em que o distanciamento entre Portugal e o Mar nos parece dever ser invertido, até porque temos aí grandes interesses a defender no presente e para o futuro e porque o nosso Museu tem sabido preservar a memória e trazer à actualidade uma relação que, mais que promissora, modulou a nossa História e pelos desafios que enfrentámos, a nossa própria Cultura.

Por tudo isto vimos, na qualidade de presidente da direcção do GAMMA, convidá-lo/a a juntar-se a nós como Amigo/a do nosso Grupo, usufruindo da Tabela da Campanha de Novos Amigos, anexa, o que seria para o GAMMA uma grande honra e um significativo estímulo para desenvolvermos novas actividades com e ao encontro dos Amigos e de Portugal.

Contacte-nos em gamma@iol.pt ou pelo 21 362 83 54 (das 1630 às 1900).

Solte as amarras, largue as velas, porque navegar é preciso!

Contamos consigo.

Rui Ortigão Neves

Sem comentários: