domingo, 7 de fevereiro de 2010

RADIO


No próximo dia 16 de Fevereiro, completam-se 100 que a radiotelegrafia foi oficialmente introduzida na Marinha. Através de uma comunicação radiotelegrafica efectuada entre os então Postos Radiotelegráficos de Vale de Zebro (que foi o berço da Radiotelegrafia em Portugal) e o da Academia de Marinha então instalado na Casa da Balança, edifício da Marinha na Rua do Arsenal em Lisboa.

Para assinalar a efeméride estárá patente, na Casa da Balança, uma exposição sobre o tema onde poderão ser vistos alguns dos equipamentos e documentos da época e de então para cá. Ali poderá ser visto também o Posto Radiotelegráfico de então, que estará exposto.

Porque o Carnaval acontece exactamente no dia 16, a Marinha entendeu protelar para dia 18 a data da celebração com a abertura solene a acontecer exactamente no dia 18 ás 1200H. Preside S. Exª O Almirante Chefe do Estado Maior da Armada.

Durante a o acto solene de abertura das comemorações, o Núcleo de Radioamadores da Armada - NRA efectuará a repetição da comunicação efectuada há 100 anos atrás.
Com uma uma estação especial [CR5100VZ] instalada na actual Escola de Fuzileiros (onde então estava montado o Posto Radiotelegráfico de Vale de Zebro) e outra [CR5100AM] na Casa da Balança em Lisboa, o Núcleo transmitirá a histórica mensagem, de Vale de Zebro para Lisboa. O Texto da Mensagem será transmitido com chave manual pelo Radiotelegrafista Rafael Costa - CT4GN.



Sem comentários: