terça-feira, 14 de janeiro de 2014

MAO ESTARÁ DE VOLTA?

"Zhou Yongkang, antigo coordenador dos serviços de segurança do ex-presidente Hu Jintao e amigo do caído em desgraça e cilindrado Bo Xilai, foi preso.
Zhou Yongkang tinha duas coisas que a actual equipa do novo presidente Xi Jinping quer: domínio dos circuitos de informação e dos negócios do petróleo e energia. E, sobretudo, não era da confiança de Xi Jinping (foi, por exemplo, o único dirigente de topo a opor-se à prisão de Bo Xilai…) pelo que o seu destino estava traçado. Contra ele estão a ser usados e tocados todos temas da moda numa boa campanha de guerra de informação.
Xi Jinping e a nova equipa dirigente chinesa abriram a caça aos fiéis do anterior presidente Hu Jintao e aos amigos do ex-príncipe vermelho Bo Xilai. Zhou Yongkang fazia o pleno: O ex-patrão dos serviços de segurança de Hu Jintao era também amigo de Bo Xilai… Em menos de 6 meses passou do topo a prisioneiro. Nada lhe foi poupado, desde Agosto passado. Acusações de corrupção, dinheiro negro e sexo (na foto as 2 designadas amantes,jornalistas da TV e também já presas) serviram para fazer cair os seus amigos e colaboradores um a um e isolá-lo. Mao chamaria a isto uma “campanha de cerco e aniquilamento”. Aliás, desde os tempos de Mao e da sua “Revolução Cultural”, há mais de 40 anos, que não eram usados processos deste tipo contra membros do Politburô do partido… Os jogos palacianos de poder na China continuam, na melhor tradição estalinista, sofisticados, brutais e implacáveis. Vem aí uma temporada de “Processos de Pequim” que durará até a nova equipa ter aniquilado todos os seus opositores.
Ironia da história, Zhou Yongkang está há semanas a ser interrogado por agentes do seu antigo serviço, agora dirigido pelo seu sucessor Meng Jianzhu que ele mesmo havia colocado no lugar…"
Para quem goste do regime chinês, ou semelhante, que se acautele, porque não há complacências. Mesmo para os lideres.

1 comentário:

Anónimo disse...

Belo blogue, sim Senhor

Alexandre