quinta-feira, 20 de março de 2014

ÁS ARMAS

Vou escrever algo que tenho dito recentemente em meios navais restritos, e que sendo dito por um CAlm reformado é MUITO GRAVE!
A concretizar-se o que esta noticia anuncia, PORTUGAL deve declarar solenemente ao Mundo que vai a partir de …diria 2020, deixar de ter FORÇAS ARMADAS.
A actual Marinha sem SAM , IH , Instituto de Socorros a Náufragos, Direção de Farois, Estações Radio Navais , Policia Marítima , AA ( que já não tem) passará só a ser ARMADA , e de facto fica o nome a condizer com o Chefe,….mas como o País não tem um Aparelho Militar Industrial estabelecido em PORTUGAL, NÃO CONSEGUE JUSTIFICAR , NEM TEM RECURSOS FINANCEIROS para um contributo activo para uma NATO ou UEO.
Faço votos que a GNR tome conta da Fiscalização e da Salvaguarda da Vida Humana no Mar. Recordo que PORTUGAL é um Pais Arquipelágico Triangular com 96% de zonas oceânicas( prof entre os 3500 e os 5500 m) e com um mar de ATLAS. Recordo que a Fiscalização do mar de faz de fora para dentro. Recordo que no interior do mar só o som se propaga , daí ser preciso que operem sistemas fixos ou móveis submarinos , com capacidades de escutarem os sons que se propagam no mar. Recordo que quando… quem manda/ controla os GPS mudar os códigos… temos de comunicar em ondas Médias e Curtas a partir de Estações Radionavais.
Recordo que conseguir ter a CULTURA e a SABEDORIA da actual MARINHA demora pelo menos duzentos anos.
A aceitação da impossibilidade das Forças Armadas actuarem em missões de Segurança Interna é um princípio adequado a Países de grande dimensão , ricos e poderosos.
PORTUGAL não faz parte desse grupo, pelo que o senso comum leva a ter FA’s com duplo USO , logo há que manter as actuais responsabilidades da Marinha e Força Aérea ( atribuir rapidamente a responsabilidade de combate aos incêndios florestais) e dinamizar outras missões para o Exército dentro do nosso País, onde há muito para melhorar.
José Luís Gonçalves Cardoso


CAlm EHO reformado

2 comentários:

marsanto disse...

eu gostava de saber é como vamos alojar nos navios os"CAVALOS" da GNR.A não ser que eles vão fazer a Fiscalização da pesca de "Cavalo Marinho"

Anónimo disse...

Bom artigo, sem duvida.

Pena é que nos ficamos sempre nos artigos, nos almoços , em pequenas reuniões, em telefonemas , em post no facebook.E o Homem vai fazendo o que quer e sobra-lhe tempo

J. A. Nogueira