terça-feira, 14 de outubro de 2014

UMA GRANDE PERDA

1-Tivemos hoje conhecimento , por uma comunicação que um amigo enviou , de que o blogue " A voz da Abita...na reforma" vai terminar amanhã.

É uma decisão irrevogável, diz o seu coordenador e ideólogo, o Senhor Vice Almirante José Botelho Leal.

A CACINE, que sempre manteve excelentes "relações de convivência", considera "A voz da Abita..." , de longe, o melhor blogue da área castrense , absolutamente indispensável para a união, relacionamento, informação e troca de opiniões de todos os Oficiais afastados do serviço activo que frequentam o mundo cibernético, e mesmo de grande utilidade para a Marinha, propriamente dita , como meio difusor de muitas notícias importantes.

Confessamos não estar a vislumbrar como esta desistência possa ser substituída , sobretudo o forum interno do debate aberto.

Imaginamos que o contencioso interposto pelo Sr. Engº Macário Correia contra a pessoa do Sr. Almirante Botelho Leal esteja na origem deste triste fim. Realmente uma Pessoa de bem, Oficial general da Armada, com um comportamento exemplar uma vida inteira e , só por, democraticamente , não ter censurado um texto de um camarada que lhe solicitou publicação, ser alvo de uma perseguição, de um cansaço, de desconfiança, de interrogatório, de despesas, de deslocações e , no final , ter o score de "não ter perdido", tão somente, é revoltante, desmoralizador e nefasto.

A CACINE aplaude o Sr. Almirante vivamente pelo que fez , a bem da Marinha e dos seus membros, estes 8 anos de ininterrupta publicação , e considera, atrevendo-se a propôr , que deveria ser apreciado pelas altas Autoridades e lamenta muito, mesmo muito, o acabar de um exemplo e de uma fonte de informação preciosa e fiel.

Bem haja.

2-A Carta

Amigos e Camaradas,

Como membros da "Voz da Abita", a que voluntariamente aderiram, e que me acompanharam ao longo dos últimos anos dou-vos a conhecer da minha decisão de encerrar este nosso blogue na noite de 15 para 16 de Outubro.

Tudo tem um fim, mesmo que, neste caso e na minha perspectiva, a sua finalidade não tenha terminado.

É uma decisão difícil profundamente ponderada e determinada, e da qual, não obstante a tristeza com que o irei fazer, não me afastarei pelo que apelo para o vosso entendimento e aceitação. Poderia dar-vos uma lista de razões objectivas e subjectivas para este passo, e certamente muitos de vós de algumas já se terão vindo a aperceber, mas não é minha intenção, de momento, discuti-las publicamente.

Conjuntamente com este encerramento será, por arrastamento, suspenso o Grupo Google da Voz da Abita embora eu julgue que fica em aberto a possibilidade de algum dos camaradas dar seguimento a um Forum deste tipo que se tem distinguido, sem dúvida, pela janela de oportunidade para a discussão de tantos dos importantes temas que a todos nos preocupam hoje, e que se manterão certamente no futuro próximo.

Trata-se de uma decisão irrevogável, mas no verdadeiro sentido deste termo.

Contudo, a nossa voz (da abita) não se pode calar, e o somatório dos valores e dos saberes de todos que, como nós navegam nas que deveriam ser mas não são, "as serenas e calmas águas da reforma", pela mais valia que eles representam deve, ou melhor, tem de ser ouvida com respeito por aqueles camaradas que hoje, superintendem ou comandam a nossa gloriosa Marinha.

A todos vós a minha eterna gratidão pelas palavras e acções de apoio que me foram sendo enviadas e demonstradas ao longo destes anos de difíceis singraduras. Bem-Hajam!

Abraços amigos, gratos e plenos de estima,

José M. Botelho Leal