terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Ziens oude koningin


A Rainha Beatriz da Holanda anunciou hoje numa mensagem televisiva à Nação que vai renunciar após 33 anos de reinado.

É o seu filho mais velho, o príncipe Guilherme Alexandre, de 45 anos, que irá herdar o trono e tornar-se no primeiro rei em mais de cem anos, depois de Guilherme III que reinou até à sua morte em 1890.
Num breve e emotivo discurso a partir do Palácio Huis ten Bosh, a Rainha Beatriz disse que "a responsabilidade deve estar agora nas mãos de uma nova geração", agradeceu ao povo holandês e reconhece que Guilherme e a sua esposa, Máxima Zorreguieta, "estão preparados para esta tarefa".
O príncipe Guilherme e a ex-banqueira Máxima Zorreguieta, nascida na Argentina, casaram-se a 2 de fevereiro de 2002 e têm três filhas: Amália, Alexia e Ariane.
Uma das monarcas europeias mais populares e a mais antiga na Holanda, mãe de três filhos (Guilherme, Friso e Constantino), completa 75 anos na quarta-feira. Beatriz subiu ao trono a 30 de abril de 1980 após a abdicação de sua mãe, a rainha Juliana (1909-2004) e vai cessar funções a 30 de abril de 2013.
O primeiro-ministro Mark Rutte, um monarca convicto, prestou homenagem à rainha Beatriz numa declaração imediatamente a seguir ao anúncio da renúncia.
"Desde a sua coroação, em 1980, ela envolveu-se de corpo e alma na sociedade holandesa", afirmou.





Sem comentários: