sexta-feira, 28 de setembro de 2012

GUINÉ,UÉ


Guiné-Bissau: CPLP e União Europeia «financiam projectos» do Governo de Transição
2012-09-28 18:41:55

Bissau - Artur Sanha, Presidente da Câmara Municipal de Bissau, revelou que, tanto a União Europeia (UE) como a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), já anunciaram acordos de princípios com a finalidade de prestar apoios financeiros ao Governo de Transição, no poder desde golpe de Estado de 12 de Abril.
O Presidente da Autarquia de Bissau não avançou nenhum dos países que manifestou esta intenção.

O ex-secretário-geral do Partido da Renovação Social (PRS) falou esta quarta-feira, 27 de Setembro, em exclusivo à PNN, e sublinhou que a Transição em curso na Guiné-Bissau veio para ficar.

«Que todos saibam que, seja a UE ou a CPLP, existem acordos com o país, pelo que é necessário esquecer condenações ou intervenções, que não nos vão ajudar em nada», disse Artur Sanha.

Interrogado sobre os moldes como estes acordos vão ser implementados após o golpe, Artur Sanha explicou que os referidos documentos são multi-sectoriais, no que diz respeito à concessão de créditos financeiros, projectos de desenvolvimento de diferentes sectores, na segurança alimentar, agricultura e pescas e pistas rurais.

«São ainda os acordos por parte da BAD, BOAD isto tudo adicionado a solicitações que são feitas por empresários estrangeiros de diferentes tipos. Trata-se de um conjunto de projectos, incluindo a construção de 80 casas pré-fabricadas, que dentro de 60 dias deverão iniciar os trabalhos», revelou Artur Sanha.

A nível da Câmara Municipal de Bissau, O Presidente revelou que está em curso o projecto de construção do matadouro na capital guineense, e anunciou acabar com as práticas de venda ao ar livre de pão e construções clandestinas.

A ideia da construção de mercados nos diferentes bairros da capital e também a suspensão de licenças de concessão de terrenos e de construção de casas foram, entre outros, aspectos abordados durante a entrevista com Artur Sanha.

O Presidente da Câmara falou à PNN no âmbito da tomada de posse de novo Director da Polícia da Câmara Municipal de Bissau.
(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários: