terça-feira, 31 de janeiro de 2012

GLORIOUS

Entre 13 e 31 de janeiro de 1943, na Segunda Guerra Mundial, o NRP Lima da Marinha Portuguesa, sob o comando do então Capitão-Tenente Sarmento Rodrigues, efetuou uma das suas maiores missões de salvamento no mar dos Açores. 
Nessa altura a Marinha mantinha nos Açores um navio, normalmente um contra-torpedeiro, de modo a proteger os portos açorianos. 
No dia 26 de Janeiro o NRP Lima foi mandado sair para procurar e recolher os náufragos do navio americano "City of Flint", afundado na véspera. Na madrugada do dia 28 foram avistadas baleeiras e jangadas, sendo recolhidos 71 náufragos mas de outro navio, o "Júlia Ward Howe".
O Lima prosseguiu as buscas e entre as oito e o meio-dia encontrou três embarcações do "City of Flint" com 48 náufragos. Entretanto, faleceu a bordo do Lima um dos náufragos.
Apesar do violento temporal que se instalara, o NRP Lima atracou no dia 31 de janeiro no porto de Ponta Delgada, sendo a sua guarnição alvo de vários louvores e agradecimentos das autoridades portuguesas e norte-americanas e dos armadores dos navios cujos tripulantes foram recolhidos.
Para além deste salvamento, o NRP Lima cumpriu outras missões de busca e salvamento de náufragos no mar dos Açores, como são os casos dos navios "Ávila Star" (73 náufragos) e do "Roxburgh Castle" (64 sobreviventes). No total 255 náufragos resgatados em duas ações.



Do post da Marinha no FB

Sem comentários: