domingo, 30 de junho de 2013

OS AGRACIADOS 2013


Os condecorados por Cavaco 



"O juiz conselheiro Noronha Nascimento, que cessa funções na quarta-feira depois de ter decidido, por vontade própria, antecipar a sua jubilação para seis meses antes de atingir o limite de idade, foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.
Entre os condecorados pelo Presidente da República na sessão solene comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas esteve também o vice-almirante João da Cruz de Carvalho Abreu, o tenente-general Luís Manuel dos Santos Newton Parreira e o tenente-general José Manuel Pinheiro Serôdio Fernandes, que foram agraciados com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Avis.
O poeta Nuno Júdice foi distinguido como Grande Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada, enquanto capitão-de-mar-e-guerra José Manuel Malhão Pereira foi agraciado como comendador da mesma Ordem.

João Proença condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique


O ex-secretário-geral da UGT João Proença foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, enquanto o médico e cantor lírico Álvaro Malta foi agraciado como Grande-Oficial da mesma Ordem, tal como a cantora lírica Elizabete Matos.
O presidente das Misericórdias Manuel Lemos, o encenador Ricardo Pais e o investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa Rui Ramos receberam também a distinção de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.
Como comendadores da Ordem do Infante D. Henrique foram condecorados o presidente da câmara municipal de Elvas José Rondão Almeida, a ex-deputada e professora universitária Maria Santos, além das fadistas Maria da Fé e Teresa Tarouca.
Como Cavaleiro da Ordem do Infante D.Henrique foi agraciado o professor universitário que coordenou a elaboração das candidatura a Património Mundial da UNESCO de Elvas e Marvão Domingos Bucho.
O antigo presidente da câmara de Grândola Carlos Vincente Morais Beato foi distinguido como comendador da Ordem da Liberdade, enquanto o locutor de rádio João Paulo Diniz, que deu a primeira senha do 25 de Abril, foi agraciado como Oficial da mesma Ordem.

Grã-Cruz da Ordem do Mérito para Fernando Ruas


Com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito foi condecorado o presidente da câmara de Viseu e da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Fernando Ruas.
Como Grande-Oficial da Ordem do Mérito foram agraciados Mário António Beja dos Santos, da direção-geral do consumidor, e Vera Seixas Fino, diretora da manufatura de tapeçarias de Portalegre.
Foram condecorados como comendadores da Ordem do Mérito o presidente da câmara de Benavente António José Ganhão, o responsável da Delta Cafés António Manuel Raleira Cachola, o presidente da câmara de Melgaço, António Solheiro, o presidente executivo da SISAB Carlos Baião Morais, Fernando Gomes, médico que exerce em Macau e é responsável pelo serviço de Medicina Física e
Reabilitação do Centro Hospitalar Conde de S. Januário, o empresário Geraldo Mesquita Garcia, os antigos presidentes da UGT João de Deus Gomes Pires e Joaquim João Dias da Silva e o mecenas José António Arez Romão.

Jornalista Fernanda Freitas entre os distinguidos


A jornalista Fernanda Freitas foi distinguida como Oficial da Ordem do Mérito, enquanto o Centro de Recuperação Menores D. Manuel Trindade Salgueiro foi agraciado como membro honorário da Ordem do Mérito.
O reitor da Universidade Técnica de Lisboa, António Manuel da Cruz Serra, e o professor catedrático jubilado Joaquim Pedro Pereira Amaro receberam a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública.
Os agrónomos José Luís da Gama Telo Rasquilha e Maria Gabriela Cazajous Cruz foram condecorados como comendadores da Classe do Mérito Agrícola da Ordem do Mérito Empresarial.
O empresário da área dos transportes Humberto Manuel dos Santos Pedrosa foi agraciado como comendador da Classe do Mérito Comercial da Ordem do Mérito Empresarial.
Na Classe do Mérito Industrial da Ordem do Mérito Empresarial foram distinguidos como comendadores o gestor da Lisnave José António Leite Mendes Rodrigues e o responsável da Tecnovia José Guilherme Jorge da Costa."

"In Exp."


Nota : A CACINE cumprimenta e felicita o Comandante Malhão Pereira por tão justa e merecida recompensa



2 comentários:

Anónimo disse...

Cte. Malhão Pereira. Oficial com O grande e H de Homem grande. Foi feita justiça. A alguns dos outros, nem por isso!
SAJ REF Fernando Boaventura

Anónimo disse...

Só por curiosidade gostaria de saber qual o fundamento da condecoração.