quarta-feira, 8 de maio de 2013

COM ERROS E TUDO


8 E 9 DE MAIO
Debater a Política Marítima Europeia no «V Seminário de Verão - Debater a Europa»
O Centro de Informação Europe Direct de Aveiro, o Grupo de Investigação Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20) e o Arquivo Distrital de Aveiro promovem, esta quarta e quinta-feira, 8 e 9 de maio, o “V Seminário de Verão – Debater a Europa”. As conferências são de acesso livre e decorrem no Arquivo Distrital de Aveiro e no Auditório Eng.º Victor Matos, em Aveiro.

O V Seminário de Verão Debater a Europa: A Política Marítima Europeia propõe-se reflectir o processo de construção europeia na vertente relacionada com os mares e oceanos na sequência da adopção das estratégias de Lisboa e de Gotemburgo, em geral, e muito particularmente, no papel que Portugal pode e deve ter nesse processo que visa garantir uma abordagem mais coerente dos assuntos marítimos, com uma coordenação reforçada entre diferentes domínios políticos, económicos, estratégicos e de segurança.

Académicos de diversas universidades nacionais (Universidade Técnica de Lisboa, Universidades de Coimbra e Aveiro, Universidade Católica), o sub-director dos Arquivos Nacionais da Torre do Tombo, um representante da INTERCÉLTICA que reúne estruturas associativas de diferentes modalidades da náutica de recre e o responsável pela Oceano XXI (entidade gestora do Cluster do Mar) vão encontrar-se para debater temáticas que variam desde a importância do contributo dos arquivos para o conhecimento do mar, aos desafios que se antecipam para o período de 2014 a 2020, de questões de segurança marítima a aspectos económicos.

O V Seminário de Verão conta com a parceria do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, da Representação da Comissão Europeia em Portugal e da Team Europe da Comissão Europeia. Este ano o Seminário conta com uma nova parceria – o Arquivo Distrital de Aveiro,que se constitui como uma mais-valia na divulgação cultural, educativa e pedagógica das temáticas em análise.


Programa:
8 maio 2013, quarta-feira
Arquivo Distrital de Aveiro
14h00 - Sessão de Abertura
14h30 – 15h45
“O mar europeu e a plataforma continental” Adriano Moreira (UTL/AC)
“A UE e a Segurança no Mar “Vice- Almirante Victor Cajaribelle (UCP)
Debate Moderadora: Maria Manuela Tavares Ribeiro
15h45 – Pausa
16h00 – 16h45
“Os desafios do Mar para o período 2014-2020” Ribau Esteves (Oceano XXI / Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar)
“O contributo dos arquivos para o conhecimento do mar” Silvestre Lacerda (ANTT-DGARQ)
Debate Moderadora: Lucinda Santos
9 maio 2013, quinta-feira
Auditório Eng. Victor Matos, EPA, Aveiro
15h00-16h15
“Portugal e as Regiões Ultraperiféricas face à Política Marítima Integrada Europeia “Isabel Maria Freitas Valente (CEIS20/Team Europe)
“PMIE: O papel da cultura, desporto, educação no desenvolvimento do turismo e da economia local “ João Zamith (INTERCÉLTICA)
Debate Moderadora: Maria Manuela Tavares Ribeiro
16h15 - Pausa
16h30-17h45
“O espaço marítimo como fulcro da política internacional da União” Nelson F. Coelho (UC)
“A cadeia de valor da inovação da economia do mar na Europa “ Joaquim Macedo de Sousa (UA)
Debate Moderadora: Isabel Maria Freitas Valente
17h45 - Encerramento





Sem comentários: