quinta-feira, 23 de setembro de 2010

COISAS BOAS



PASC – IV ENCONTRO PÚBLICO

“A GOVERNANÇA DO MAR ALARGADO. É PRECISO MUDAR JÁ”

CULTURGEST – 27 DE SETEMBRO, 18,30 – 20.30


  • Quanto Custou a Portugal e aos Portugueses que as várias tentativas, ou promessas, de gerir o domínio do Mar não tivessem consequências?

Iniciativas como livros brancos, Expo 98, Comissão Estratégica dos Oceanos, Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar, etc., não conduziram a resultados concretos, por falta, entre outras causas, de vontade política ou de continuidade, e de insuficiente iniciativa privada.

  • Como foi possível manter nas últimas décadas políticas ineficazes no domínio do Mar?

Exemplos flagrantes desta realidade são o definhamento das pescas nacionais, quando, mesmo ao lado, na Galiza, elas florescem ou os estrangulamentos que ocorrem na economia do mar, em sectores como o portuário.

  • As implicações da extensão da plataforma continental, o seu enorme potencial de riqueza, as medidas a tomar, as obrigações que acarreta para o País deveria ser assunto de debate e informação clara junto
  • A estrutura existente, desde Dezembro de 2009, encimada pela Comissão Interministerial para os Assuntos do Mar baseia-se nas recomendações da Comissão Estratégica dos Oceanos, por sua vez inspirada em modelos estrangeiros de boas provas dadas. Teoricamente parece bem. Contudo, não se conhecem resultados. Porquê?

  • Porque se têm alheado os Portugueses da necessidade de avaliação e responsabilização dos Governantes nesta como em outras matérias de interesse nacional?

  • dos Portugueses. Porque não o é?
De fazer que se faz já estamos saturados.

PASC – Plataforma Activa da Sociedade Civil


Um conjunto de Associações da Sociedade Civil decidiu organizar-se numa Plataforma Activa da Sociedade Civil (PASC) e fomentar um relacionamento em rede, para se assumir, independentemente de partidos políticos e de políticas estabelecidas, como parceiro da mudança necessária do País e dar contributos efectivos à sociedade portuguesa.

Com a sua actividade, a Plataforma pretende mobilizar a Sociedade Civil, seja a nível nacional, regional ou local. É nossa intenção que essa mobilização se faça em torno de questões e acções concretas e que a Sociedade Civil possa contribuir com soluções de qualidade e encontrar oportunidades que revigorem o país em que vivemos.

Na próxima segunda feira, dia 27 de Setembro, às 18:30, no Anfiteatro da CULTURGEST terá lugar este que é o “IV ENCONTRO PÚBLICO PASC” 

Sem comentários: