sábado, 18 de setembro de 2010

NINGUÉM LIGA BOIA

"A Edição do Dia da Defesa Nacional , dedicada aos cidadãos que nasceram em 1992, inicia-se na próxima segunda-feira, dia 20 de Setembro, em seis Centros de Divulgação da Defesa Nacional: Vila Nova de Gaia (Regimento de Artilharia nº 5), Ovar (Aeródromo de Manobra nº 1), Monte Real (Base Aérea nº 5), Beja (Regimento de Infantaria nº 3), Terceira Lajes (Base Aérea nº 4) e Ponta Delgada (Campo Militar de S. Gonçalo).
Nos termos da Lei do Serviço Militar, o Dia da Defesa Nacional visa sensibilizar os jovens para a temática da Defesa Nacional e divulgar o papel das Forças Armadas, constituindo a comparência um dever de todos os cidadãos nacionais, podendo ocorrer a partir do primeiro dia do ano em que completem 18 anos de idade, e enquanto a mantenham.
Durante este dia, numa jornada de cidadania, aos jovens são proporcionadas palestras sobre os valores da Defesa Nacional e as suas obrigações militares enquanto cidadãos portugueses, sobre o mundo castrense, as suas missões e organização, tendo oportunidade de assistir à cerimónia do hastear e arriar da Bandeira Nacional e a filmes alusivos à Defesa Nacional e às Forças Armadas. Têm, ainda, oportunidade de conhecer, assistir e até participar em actividades operacionais da unidade.
Esta actividade de sensibilização, que decorre entre 20 de Setembro de 2010 e 27 de Maio de 2011, incluirá ainda os Centros de Divulgação de Braga (Regimento de Cavalaria nº 6), Vila Real (Regimento de Infantaria nº 13), Santa Margarida (Quartel de Cavalaria da Brigada Mecanizada), Alfeite (Base Naval de Lisboa), Queluz (Regimento de Artilharia Antiaérea nº 1), Funchal (Regimento de Guarnição nº 3) e Terceira (Base Aérea nº 4).
A comparência dos cidadãos nos 12 Centros de Divulgação de Defesa Nacional far-se-á em grupos de cerca de 130 pessoas por Centro, sendo garantido a todos os jovens transporte, pequeno-almoço e almoço, numa jornada em que serão acompanhados por oficiais devidamente preparados para os esclarecer sobre vários aspectos ligados às problemáticas da Defesa Nacional.
Para esta edição do DDN, estão convocados todos os 132.118 cidadãos nascidos em 1992, sendo este o primeiro ano em que a participação das jovens é obrigatória. Até agora, apenas os cidadãos do sexo masculino eram convocados; a partir deste ano, por esta forma, cumpre-se a igualdade de direitos e deveres, sem distinção de género, no que diz respeito às obrigações militares dos portugueses.
Os Editais de convocação para o Dia da Defesa Nacional (DDN), ciclo 2010 – 2011, encontram-se publicados nas câmaras municipais e juntas de freguesia e, ainda, na Internet no sitio do Ministério da Defesa Nacional "

Nota: Não sei o que diga!!!!!!!!!!!!!!!!!





Sem comentários: