quarta-feira, 13 de junho de 2012

BRAVO ZULU


Progressos científicos, investigações, descobertas, protótipos e muitos mais eteceteras com a marca da inovação made in Universidade de Aveiro (UA). A montra tecnológica de luxo que a academia de Aveiro vai desvendar hoje, 13 de junho, um dia batizado justamente de Research Day, resume alguns dos mais assinaláveis e recentes progressos científicos alcançados pelos múltiplos grupos de investigadores da UA.

No programa do Research Day da UA destaca-se a apresentação nacional do projeto NAPIS - Navy Positioning and Identification Systems, um sistema de localização único no mundo e que resulta de uma parceria entre o Instituto de Telecomunicações (IT) da UA e a Marinha Portuguesa. 
Do projeto, ainda no segredo dos laboratórios do IT e dos gabinetes da Marinha, pode já desvendar-se que é um sistema de localização em ambientes interiores e exteriores. A Marinha nacional vai utilizá-lo como peça fundamental no apoio a missões de ajuda humanitária. «O sistema tem como objetivo ter uma localização precisa e constante dos homens destacados nestas missões e sua subsequente georreferenciação. Espera-se conseguir maximizar e otimizar a logística deste tipo de atividade de uma forma muito eficiente», adianta o investigador Nuno Borges Carvalho, coordenador do projeto no IT.

O sistema propriamente dito tem duas vertentes, uma em ambientes exteriores, que recorrendo a sinais GPS permite a rápida localização das equipas e ainda o retorno de mensagens sobre as condições do terreno e, ainda, um sub-sistema de localização que permite identificar e localizar pessoas em ambientes interiores, nomeadamente dentro de edifícios em ruínas.


Sem comentários: